segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Servidores do Idaf fazem cursos de identificação de morcegos

Aproximadamente 15 servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), entre técnicos de laboratório emédicos veterinários, participam da “Capacitação em Identificação de Quirópteros”, que acontece nesta segunda (26) e terça-feira(27), no Departamento de Diagnóstico Laboratorial (DDL/IBEES) do Instituto, localizado em Cariacica.

O curso, que contará com exposições teóricas e práticas, será ministrado pelo mestre em biologia animal da Universidade Federal doEspírito Santo (Ufes), Vinícius Teixeira Pimenta, e pelas graduandas de Biologia da Universidade, Mariana Brandão Simões e Dayana Ferreira de Almeida.

Segundo a médica veterinária Karina Miranda Marinho, que atua no Laboratório de Diagnóstico de Raiva do Idaf, o objetivo é atualizar os conhecimentos técnicos referentes aos quirópteros (ordem dos mamíferos que compreende os morcegos). “A identificação correta das espécies que chegam ao laboratório é de grande importância para o controle da doença, uma vez que o manejo dos animais para o controle da raiva pode variar conforme a espécie afetada”, explica Karina.

Laboratório de Diagnóstico

O Idaf acompanha os casos com suspeita de raiva, realizando o exame para confirmação da doença. O Instituto conta com o único laboratório do Espírito Santo que realiza diagnóstico da raiva em todas as espécies animais suscetíveis à doença. Os exames são gratuitos e atendem a todos os municípios capixabas. Por meio deles o Idaf identifica locais de maior incidência da doença e sua intensidade para que, assim, tenha condições de direcionar as ações de vigilância.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/Idaf Francine Castro Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504 comunicacao@idaf.es.gov.br www.idaf.es.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário