segunda-feira, 26 de agosto de 2013

SRE Nova Venécia realiza seminário sobre o projeto ‘A Cor da Cultura’


A Secretaria de Estado da Educação (Sedu), por meio da Superintendência Regional de Educação (SRE) Nova Venécia, vai realizar nestaterça-feira (27) o seminário de lançamento do projeto ‘A Cor da Cultura’. O evento será no Cerimonial D’Venezia, localizado no bairroMargareth, das 08 às 16 horas.

O encontro tem como objetivo contribuir para a formação de crianças, jovens e educadores para o conhecimento e reconhecimento dopatrimônio cultural afro-brasileiro por meio da disseminação de conteúdos teóricos e práticos sobre o tema. Poderão participarprofessores da área de Ciências Humanas, diretores, pedagogos e secretários municipais de Educação, além dos educadores queparticiparam das formações do projeto no início de agosto.

Na programação está prevista uma apresentação sobre as diretrizes, metas e motivações do projeto ‘A Cor da Cultura’; uma mesa redonda que abordará os temas ‘Questão Racial e Direitos Humanos’ e ‘Educação das Relações Étnico-raciais e Educação Quilombola’; e uma apresentação cultural de Dança Afro, que será realizada pela Escola Estadual Maria Dalva Gama Bernabé, no período da manhã.

À tarde, os professores formadores irão participar da oficina ‘Cantos e Encantos das Africanidades’, que tem o objetivo de utilizar músicas originárias da África e música popular brasileira para trabalhar questões como cultura, religião e ciência. A oficina acontece no Museu Casa de Pedra.

A técnica pedagógica da SRE Nova Venécia, Cirleia Silva de Oliveira, falou da importância de levar este debate para todo o Estado. “Apesar de termos toda uma série de aparatos legais determinando que as questões referentes à África sejam estudadas. Acreditamos que se o que é determinado por lei acontecer, nós vamos conseguir transformar essa realidade social, onde o negro é colocado em condições de desvantagem e compondo estatísticas negativas”, afirmou Cirleia.

Sobre A Cor da Cultura

O projeto “A Cor da Cultura” é uma parceria do Ministério da Educação (MEC), Canal Futura, Rede Globo, Fundação Cultural Palmares e o Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan).

O objetivo é valorizar o patrimônio cultural afro-brasileiro, reconhecer a história e contribuição da população negra para a sociedade brasileira e apoiar a implementação da lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino de História e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar dos níveis e modalidades da educação básica nas redes pública e privada.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/rcchagas@sedu.es.gov.br Texto: Renan Chagas Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

Nenhum comentário:

Postar um comentário