quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Selo de Qualidade Turística tem 78 inscritos e palestra sobre atendimento - VITÓRIA


André Luiz Silva Sobral
Garçom
Selo de Qualidade orienta turistas e moradores sobre a qualidade dos serviços oferecidos nos estabelecimentos
A edição 2013/2014 do Selo de Qualidade Turísticacontou com 78 estabelecimentos inscritos, sendo que 11 deles participam pela primeira vez. Bares e restaurantes procuraram a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória e o Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares do Espírito Santo (Sindbares) em busca do mecanismo que premia estabelecimentos comprometidos em oferecer bons serviços.
Nesta segunda-feira (26), técnicos da secretaria farão uma palestra sobre o Manual de Atendimento ao Turista, às 15h30, para proprietários de estabelecimentos, garçons, gerentes e recepcionistas. A apresentação será no auditório da Escola Técnica de Saúde (rua Maria de Lourdes Garcia,474, Ilha de Santa Maria).
Em setembro, as orientações serão dos técnicos da Vigilância Sanitária de Vitória. A oportunidade será para os profissionais que lidam com a manipulação, como cozinheiros, ajudantes de cozinha e saladeiras.
O Selo de Qualidade também orienta os turistas e a população sobre a qualidade dos produtos oferecidos e o respeito às normas de higiene. A entrega dos convites foi feita diretamente nos estabelecimentos pelos técnicos da Prefeitura de Vitória, que expuseram as vantagens de se qualificar na busca pela excelência do atendimento.
A próxima etapa será validar os Alvarás Sanitários e de localização. A previsão é de que as placas com a indicação sejam entregues em outubro, no evento Sabores. A concessão do Selo de Qualidade é feita por meio das secretarias de Turismo, de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e Saúde (Semus) em três etapas.
São feitas uma análise documental, a inspeção sanitária e, na etapa final, a verificação da qualidade realizada pela empresa especializada licitada para fazer o trabalho.
Yuri Barichivich
Rua 24h na Praia do Canto é Inaugurada pelo Prefeito Luciano Rezende
Bares buscam excelência na oferta dos serviços e no atendimento aos clientes

Atendimento

Segundo o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Paulo Renato Fonseca, a quantidade de inscritos mostra a preocupação dos empresários em se qualificar e o grau de responsabilidade deles e de seus funcionários no atendimento às normas.
O secretário avaliou que o público tem se tornado mais exigente, conhecendo seus direitos e procurando bom atendimento. "O Selo de Qualidade valoriza o negócio e serve ao empreendedor que deseja crescer e se destacar. Em especial em Vitória, onde o perfil dos turistas é de um público mais exigente", destacou.
Para a obtenção do Selo, são utilizados na avaliação critérios como aspectos legais e construtivos, equipamentos e instalações, utensílios, serviços e atendimento ao turista. Os restaurantes deverão ter a pontuação mínima. A Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda fica localizada na rua Hélio Marconi, 150, em Bento Ferreira. Informações sobre a concessão do Selo de Qualidade podem ser obtidas pelos telefones 3235-2916 ou 3235-2910 ou pelo e-mail amrabelo@vitoria.es.gov.br.

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