quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ginásio do DED sedia a 4ª etapa do Campeonato Nacional de Badminton - VITÓRIA


Elizabeth Nader
Projeto COB Nas Ruas na Praça Costa Pereira
Badminton é um jogo com raquete e uma "peteca" disputado em uma quadra dividida por uma rede Ampliar
Quase 200 atletas de oito estados estão na capital para disputar a 4ª etapa do Campeonato Nacional de Badminton, que será realizado no Ginásio Jones dos Santos Neves (DED) desta sexta-feira (23) a domingo (25).
Para a competição, o presidente da Federação Capixaba de Badminton, Carlos Augusto Duarte, contou que o Espírito Santo possui nomes fortes na disputa, como a dupla Brenda Gozzer e Daniela Perin, na categoria sub-15 e 4ª dupla no ranking nacional, e o jovem Henrique Luiz, no individual.
A competição tem entrada franca e começará nesta sexta (23), a partir das 9 horas, com abertura oficial às 20 horas. Neste sábado, a disputa será das 9 às 19 horas e neste domingo, das 9 às 16 horas. O campeonato é realizado pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBD) e conta com o apoio da Federação Capixaba de Badminton (Fecab) e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp).
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Wallace Valente, comemorou tantas ações envolvendo o esporte na capital. "Trouxemos em maio o 'COB nas Ruas', no qual o público pôde conferir de perto um pouco do badminton. A modalidade está ganhando mais praticantes e vamos incentivar ainda mais a prática da modalidade, com a criação de um núcleo do esporte em uma escola municipal".

Esporte

Esporte em ascensão no Estado, o badminton é um jogo com raquete e uma "peteca" (chamada volante ou birdie) que pode ser praticado individualmente ou em dupla. A partida é disputada em uma quadra, sendo ela dividida por uma rede.
O objetivo é fazer com que a peteca caia na quadra adversária e, assim, a dupla ou atleta marca um ponto no placar. Disputado em "games", vence quem atingir 25 pontos (com diferença de dois pontos). O badminton tem, no máximo, cinco games e vence aquele que for o "melhor de cinco".
A modalidade é uma das mais praticadas no mundo e é muito popular em países como Cingapura, Índia, Indonésia, China, Paquistão, Japão e Tailândia. O badminton foi disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, e a maior potência olímpica é a China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário