quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Mutirão de serviços retira 11 toneladas de resíduos das ruas de Itararé - VITÓRIA


Carlos Antolini
Servidores pintando o meio fio da rua
Equipe realizou a pintura de meios-fios nas vias de Itararé
Agora foi a vez de Itararé. O "Mutirão de Serviços bairro a bairro", realizado nas últimas terça (20) e quarta-feiras (21), recolheu cerca de 11 toneladas de resíduos na região.
Com uma equipe de 80 garis e vários servidores da Secretaria Municipal de Serviços (Semse), o bairro recebeu serviços de limpeza urbana, varrição das ruas, manutenção de parques e jardins, raspagem e pintura de meios-fios e orientação sobre coleta seletiva.
"A ação é muito boa. Os mutirões são importantes e, com certeza, nos sentimos valorizados", comentou o secretário de manutenção Wanderson Pereira Novaes, morador do bairro.
A equipe de fiscalização abordou 20 comerciantes e 80 imóveis, orientando sobre horário de coleta do lixo, local de descarte e destinação final dos resíduos. A gerência de manutenção realizou a lavagem da praça de Itararé, fez instalação e pintura do portão do playground e reparo do alambrado do campo.
A equipe de parques e jardins fez tutoramento (orientação da árvore em desenvolvimento com escora do exemplar) e coroamento (destaque da gola da árvore) de árvores que foram mapeadas anteriormente. Também foram realizadas a manutenção dos canteiros e a retirada de uma árvore que caiu na manhã de quarta (21).
Já a equipe de coleta seletiva percorreu os bairros de Itararé, Bonfim, São Benedito e Bairro da Penha com o objetivo de fomentar a ação na região. A equipe passou em todos os equipamentos públicos da região, como Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil, e também nas Organizações Não Governamentais, como o Serviço de Engajamento Comunitário (Secri) e também o Banco Bem, que é um banco comunitário que apoia comerciantes e empreendedores locais.
Todos os locais visitados se tornarão um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para a comunidade entregar seu resíduo seco para reciclagem. Estratégias para implementação de ações e programas de educação socioambiental também serão adotadas. O foco será os profissionais que atuam nos equipamentos e alunos e moradores das comunidades, para conscientizar e valorizar a vivência e a qualidade de vida nas comunidades.
"O Mutirão de Serviços Bairro a Bairro continuará. Itararé foi o terceiro bairro a receber o mutirão e em breve será a vez do Centro", contou o secretário municipal de Serviços, Alex Mariano.
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário