sábado, 3 de agosto de 2013

Saiba onde e como fazer o cartão do SUS - CACHOEIRO


Indispensável ao atendimento na rede pública de saúde nacional, o documento é gratuito e emitido em questão de minutos
Indispensável ao atendimento na rede pública de saúde nacional, o documento é gratuito e emitido em questão de minutosEle é documento necessário para realização de exames especializados como ressonância, tomografia e ultrassonografia e também para internação, dietas enterais (especiais) e medicações de alto custo ou de uso contínuo para portadores de doenças crônicas, serviços e procedimentos custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Cartão Nacional de Saúde ou cartão do SUS, como é conhecido, é a identidade do usuário da rede pública de saúde, para facilitar o acesso ao atendimento.Em Cachoeiro de Itapemirim, o cartão é confeccionado gratuitamente no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, bairro Guandu, próximo à igreja Consolação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Qualquer pessoa, de qualquer idade, desde recém-nascidos até idosos, deve ter o cartão do SUS. Para fazer o documento, é preciso levar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. O processo é rápido e o cartão é impresso na hora.
A subsecretária municipal de Assistência em Saúde, Angelina Rosa Gonçalves, explica que todos os brasileiros são usuários do SUS. O órgão regulamenta e normatiza uma série de produtos e serviços que utilizamos com certa frequência.
“Mesmo aqueles que possuem planos de saúde utilizam vacinas que só são disponibilizadas pela rede pública. Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dita as normas e fiscaliza a produção e distribuição de alimentos e medicamentos, por exemplo. Por isso, todos os brasileiros têm a cobertura do Sistema Único de Saúde. Daí a importância de todos terem o cartão do SUS”, avalia.
O documento é imprescindível para se ter acesso aos serviços disponíveis na rede pública de saúde, em qualquer lugar do país. “É importante estar sempre com o cartão, como se faz com outros documentos. Mas se o paciente esqueceu de levá-lo, pelo nome ou número da identidade ou CPF também é possível se certificar de que o usuário está cadastrado no sistema”, destaca a subsecretária.
Faça ou regularize o cartão do SUSOnde: Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, bairro Guandu, próximo à igreja Consolação
De segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e de 12h às 16h
Documentos necessários: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência


-------------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Divulgação_PMCI_CartãoSUS.jpgDivulgação_PMCI_CartãoSUS.jpg
343K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

2 comentários: