terça-feira, 27 de agosto de 2013

PROJETO RENOVATECH RECEBE 400 MÁQUINAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - COLATINA



27/08/2013 - Atualmente é crescente o descarte de resíduos tecnológicos, ao passo que encontrar formas para reaproveitá-los tornou-se uma constante atual. É neste cenário que o beneficiamento contribui para a inclusão social e digital de crianças e adolescentes, que se encontram em situação de vulnerabilidade no município.

Em 2009 foi criado o  Projeto Renovatech, uma parceria entre a Prefeitura de Colatina, Sanear, Associação Profissionais de Informática de Colatina (Apic) e Ifes Colatina.

O projeto consiste no beneficiamento de computadores e periféricos recolhidos, reparando-os e destinando-os juntamente com uma antena wireless, em forma de comodato, aos alunos de baixa renda, no bairro Ayrton Senna.

Na semana passada o projeto recebeu mais de 400 máquinas doadas da Universidade Federal de Viçosa, monitores, cpu's, teclados e mouses, o que corresponde a mais de 14 toneladas de resíduos tecnológicos. Os computadores e seus periféricos serão recuperados e destinados a crianças  inseridas no projeto. A ideia é levar tecnologia a quem não poder pagar por um computador e ter qualquer tipo de acesso à internet.

“Através desse projeto  conseguimos valorizar o uso da tecnologia da informação como instrumento de cidadania, de modo a propiciar maior desenvolvimento econômico e social na comunidade, estimulando o uso da tecnologia como ferramenta de inclusão social e digital e aprendizado escolar”, afirma o Coordenador do projeto, Breno Dalapícola Barcelos.

Em Colatina não existia nenhuma forma de tratamento ou beneficiamento do lixo eletrônico, com a implantação do Renovatech o município começou a desenvolver de forma correta o descarte desses resíduos. Além disso, aproximadamente 120 famílias já foram beneficiadas com máquinas reformadas e prontas para utilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário