segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Procon de Viana dá dicas para a compra correta de alimentos e produtos para consumo

Texto: Com informações do Procon Municipal / Foto: Divulgação24/08/2013 - 09:00 h

O Procon Viana dá dicas importantes para que o consumidor fique atento na hora da compra de alimentos. Para isso, uma série de orientações foram selecionadas pela equipe do Procon Municipal para garantir que a população se mantenha atenta na hora das compras.
A diretora do Procon de Viana, Patrícia Chagas Vieira destaca que “alguns estabelecimentos comerciais não respeitam as leis e vendem produtos impróprios para o consumo”, alerta. Na última terça-feira (13), a Comissão Interna Especial de Fiscalização (CIEFI), que reúne diversas secretarias da Prefeitura de Viana, apreendeu cerca de uma tonelada de carne imprópria para consumo em um supermercado de Marcílio de Noronha. Também estiveram envolvidos o Procon Municipal e Estadual, Defesa Civil, Polícia Civil, Trânsito, Postura, Vigilância Sanitária, além das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Finanças.
Fique de Olho na validade
Produtos com validade vencida, alteração da cor, odor, embalagens com avarias, amassadas ou rasgadas e falta de higiene nos estabelecimentos são atos quase que rotineiros, e devem ser denunciados. A orientação do Procon é que o consumidor fique atento e verifique sempre o prazo de validade dos produtos. Geralmente os produtos em oferta, como "pague um leve dois", estão com preços mais em conta porque seus prazos de validade estão terminando.
Alimentos Refrigerados e Congelados
Os balcões de produtos refrigerados ou congelados não devem apresentar poças de água, embalagens transpiradas ou com placas de gelo sobre a superfície. “Essas características podem indicar temperatura inadequada, superlotação ou que as geladeiras foram desligadas durante a noite”. Embalagens com muito gelo por fora não significa que o produto está adequado para consumo, mas sim que, provavelmente, ele foi congelado, descongelado e recongelado, o que o torna impróprio para consumo.
Produtos Industrializados
Para os alimentos enlatados, a principal orientação é não comprar latas estufadas, amassadas, enferrujadas ou com rótulos manchados ou molhados, pois esses são sinais de deterioração do produto.
É importante observar no momento da compra se a embalagem dos produtos tipo arroz, feijão, farinhas, macarrão, biscoitos, entre outros, apresenta sinais de rompimento, como pequenos furos, indicações de presença de insetos, principalmente farelo ou grãos "grudados", como se estivessem úmidos.
Carnes
Carnes, aves e peixes merecem cuidado redobrado. A procedência do alimento é muito importante na hora da aquisição. Estes tipos de alimentos, devem ser frescos, com aparência, cor e odor característicos, sob refrigeração e de fontes seguras, devidamente inspecionados em sua origem e com o número do SIF – Serviço de Inspeção Federal.
Para fazer uso de todos os seus direitos, o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal ou o cupom fiscal dos produtos.
“Temos que assegurar ao consumidor o direito à informação sobre produtos e serviços, proporcionando a liberdade de fazer a melhor escolha”.
Toda e qualquer irregularidade deve ser denunciada aos órgãos competentes. O Procon Municipal de Viana atende de 2ª a 6ª no horário de 8:00 às 17:00horas.
Centro Integrado de Cidadania – Casa do Cidadão
Av. Guarapari, s/nº - Loteamento Arlindo Villaschi – Areinha – Viana/ES
Telefones: 3366-3137 / 3343-3294 procon@viana.es.gov.br

Ouvidoria da Prefeitura de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 2124-6706
E-mail: 
ouvidoria@viana.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário