quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Massagem melhora autoestima e bem-estar de pessoas com deficiência visual - VITÓRIA


Diego Alves
Pessoa fazendo massagem
Alunos puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante oficina de massagem Ampliar
Sentir-se mais leve, relaxar os músculos e aliviar as tensões do corpo são alguns benefícios adquiridos por quem recebe massagem relaxante. Por outro lado, aprender as técnicas de massagem também pode proporcionar inúmeras vantagens. Na tarde desta quinta-feira (1º), alunos com deficiência visual que participaram da Oficina de Massagem Relaxante no Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD) colocaram em prática os conhecimentos técnicos e promoveram o bem-estar.
Foi o que afirmou dona Maria da Silva Santos, 62 anos. "Achei o máximo participar da oficina e dar massagem nas pessoas. Sempre quis fazer massoterapia, mas essa é a primeira oportunidade que tenho. É uma coisa boa porque me ocupa e me dá apoio. Foi muito bom participar da oficina no CRPD porque aqui todos são legais comigo. Além disso, posso vir andando de casa sem problemas. Agora vou me especializar cada vez mais".
Dona Marise Maria da Silva, 41 anos, gostou tanto da oficina que vai se aperfeiçoar fazendo massagem na própria família. "Valeu muito a pena. Gostei tanto de aprender essas coisas que vou fazer massagem nos parentes. Pretendo continuar e, se tiver outras oportunidades como essa, vou engrenar".
Diego Alves
Pessoa fazendo massagem
Massagem ajudou as pessoas a aliviar as tensões do corpo e relaxar os músculos Ampliar
A estudante Sâmila Crhistina Christo Pereira, 19 anos, moradora do bairro Santo Antônio, destacou a oportunidade que a oficina gerou. "As pessoas comentavam que eu tinha jeito para ser massagista, então eu fiquei sabendo do curso e resolvi participar. Foi muito bacana, gostei demais. São poucos os lugares que têm oficinas para pessoas com deficiência visual e o CRPD me deu essa oportunidade".
Morador de São Pedro, José Areno, 48 anos, foi conferir a massagem e aprovou. "O pessoal aprendeu muito bem. Os alunos estão de parabéns. Gostei muito, me sinto renovado. Moro longe, mas, se tiver outros cursos assim, vou querer participar também".
A psicóloga e massoterapeuta Solange Lucena Mendes ministrou a Oficina de Massagem Relaxante para pessoas com deficiência visual e ressaltou a importância do curso para estimular a autoestima e inclusão. "Essa oficina traz muitos benefícios, pois promove a socialização, a autoestima, além de dar opção de gerar renda para essas pessoas. Muitos que participam de atividades como esta saem da depressão porque se sentem mais capazes e valorizados. Hoje, percebi que o resultado foi muito bom. Os alunos daqui foram empenhados e responsáveis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário