quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Escola trabalha em projeto de consumo inteligente de energia - VILA VELHA

Texto: Daniella Sanz Ramos / Foto: Semcom

Escola trabalha em projeto de consumo inteligente de energia - Imagem: Semcom
Ações lúdicas que ensinam às crianças a utilizarem a energia elétrica de forma consciente e responsável. Esta é a intenção da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) ao desenvolver, em parceria com a Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (Aspe) e a Oscip Colorir, o Programa Consumo Eficiente de Energia Elétrica nas Escolas, ou simplesmente PC3 ES Sustentável.
O projeto, piloto na unidade de Ilha dos Bentos, tem como objetivo sensibilizar alunos, profissionais da escola e comunidade do entorno, para que eles atuem como agentes multiplicadores com relação ao uso de energia, de evitar a desperdícios, impactos ambientais e prejuízos econômicos. 
 
A ideia é que o Programa esteja atrelado aos trabalhos que já são realizado pelos profissionais da escola com a temática da sustentabilidade. De acordo com a coordenadora do projeto na Secretaria de Educação, Silvania de Souza Silva, ações que visam estimular os alunos a evitar ações que promovam o desperdício é uma questão de hábito e que pequenas mudanças no dia a dia dos alunos e seus familiares podem torná-los multiplicadores conscientes nas questões energéticas.
 
“O projeto é de grande significado para toda a comunidade escolar, pois pode contribuir para formar uma cultura de uso sustentável para o consumo de energia e outros recursos naturais, transformando nosso mundo. E a educação é a única forma de conscientização de crianças, jovens e adultos”, disse.
 
Para o presidente da Oscip Colorir, José Eugênio Castro Fernandes, a iniciativa se faz necessária porque, embora todos saibam que é preciso economizar energia, seja por motivos financeiros ou ambientais, entre o saber e o fazer ainda há uma grande distância. 
 
“Coisas simples como manter a porta da geladeira fechada, apagar as luzes ao sair de casa, trocar as luzes incandescentes por fluorescentes, não deixar a TV ligada quando for dormir ou regular corretamente o ar condicionado, são exemplos de pequenas ações que fazem diferença e que todos deveriam fazer. Quando desperdiçamos energia estamos agredindo o nosso planeta, pois mesmo as usinas que geram eletricidade a partir de fontes renováveis causam danos ao meio ambiente”, afirma.
 
Partida - A Umef Edson Tavares de Souza já iniciou as ações do projeto com a formação e sensibilização de professores e pedagogos no último dia 16 de agosto. A etapa seguinte será a sensibilização das crianças em sala de aula, que terá início na próxima sexta-feira (23) e deve acontecer até dezembro deste ano. 
 
Todas as ações acontecerão de forma lúdica, por meio de contação de histórias e jogos educativos. Um mascote foi criado para ajudar na sensibilização das crianças e haverá um concurso para a escolha do nome do personagem.
Ao final do projeto, todos os professores receberão certificados de participação no programa e um aluno que comprovadamente tiver suas contas de energia reduzidas será premiado. O professor que apresentar a melhor prática pedagógica em prol da sustentabilidade também será premiado.  
 
A escola não terá nenhum ônus com o desenvolvimento do projeto. Todas as ações e premiações serão custeadas por uma empresa patrocinadora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário