quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Doutor em Educação Especial visita Cmei e troca experiências com profissionais - VITÓRIA


Elizabeth Nader
Aluno lendo livro em braille
Alunos com deficiência contam com livros em braille e toda a estrutura necessária para a inclusão na rede municipal de ensino
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacyntha Ferreira de Souza Simões receberá a visita do professor David Rodrigues, doutor em Educação Especial pela Faculdade de Almada, em Portugal, nesta sexta-feira (30). A unidade escolar de Goiabeiras foi selecionada por apresentar significativa proposta pedagógica para a inclusão de alunos com deficiência e ser uma escola referência para a matrícula de alunos surdos.
Na programação, haverá diálogo com a equipe gestora e técnica da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e com os professores e a equipe pedagógica do Cmei, a partir das 8 horas. Na parte da tarde, ele visitará a sede da Seme, em Itararé.
"O diálogo com a Seme se justifica pelos excelentes esforços políticos constituídos em favor do direito à educação de alunos especiais. Há mais de duas décadas, a Seme vem implementando ações para que as unidades de ensino tenham ampliadas suas condições de garantir matrícula, permanência e acesso aos conhecimentos explorados pelos professores no coletivo da sala de aula comum a essa população de estudantes", afirmou a coordenadora de Formação e Acompanhamento à Educação Especial da Seme, Ana Lúcia Sodré.
A rede pública de ensino de Vitória conta com 1.468 matrículas de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, sendo o processo de mediação desses estudantes coordenado por gestores escolares, pedagogos, professores de ensino comum, professores de Educação Especial, estagiários e auxiliares de suporte educacional. Para tanto, há seguidos investimentos na formação continuada desses profissionais para potencializarem suas práticas em uma perspectiva inclusiva.
"O diálogo com o professor doutor David Rodrigues se configura em uma rica oportunidade para socializarmos os movimentos produzidos em favor do direito à aprendizagem a esses alunos e potencializarmos o processo por meio do conhecimento de experiências internacionais direcionadas para o campo da inclusão escolar", completou Ana Lúcia.

Seminário

Entre esta última terça-feira (27) e o dia 5 de setembro, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) realizará o seminário Práticas Educativas e Formação de Professores na Educação Inclusiva no Brasil e em Portugal.
O objetivo é fortalecer projetos de cooperação internacional entre o Programa de Pós-graduação em Educação da Ufes e instituições de ensino superior estrangeiras, contribuindo, assim, com o avanço de pesquisas na área de Educação e inclusão escolar. Para tanto, contará com as contribuições teóricas do Professor Doutor David Rodrigues, da Universidade de Almada, Portugal, que participará de várias atividades como mesas-redondas, palestras, entrevistas, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário