quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Defesa Civil tem barco para resgates em inundações - CACHOEIRO


Técnicos de Cachoeiro foram treinados pela Capitania dos Portos do ES para operar a embarcação
Técnicos de Cachoeiro foram treinados pela Capitania dos Portos do ES para operar a embarcaçãoA Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim está ainda mais estruturada quanto a equipamentos e também treinamento dos técnicos. Um barco de cinco metros, com capacidade para um tripulante (operador) e cinco passageiros, foi entregue ao órgão neste ano pelo Corpo de Bombeiros Militar e pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Na ocasião, Cachoeiro e outros 11 municípios capixabas receberam também uma pickup diesel com engate para reboque; um reboque para barco de alumínio; motor de popa 15 HP; kit multimídia, aparelho GPS e mobília para escritório.
O repasse de equipamentos faz parte do Programa Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas, iniciado pelo governo do estado em 2012 para estruturação das Defesas Civis Municipais. Na ocasião, dez municípios foram beneficiados.
O barco, feito em alumínio, será utilizado para percorrer áreas alagadas e auxiliar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros no resgate às vítimas de inundações no município.
Para operar o barco, agentes da Defesa Civil de Cachoeiro e demais municípios que receberam barco passaram por curso de capacitação em Vitória, entre os dias 12 e 18 deste mês. A qualificação foi oferecida pela Capitania dos Portos do Espírito Santo.
“O curso foi muito útil e importante, pois habilitou para conduzir embarcações públicas nas ações de socorro e operações diversas. Após as aulas, tivemos provas teóricas e práticas e alcançamos aprovação com pontuação máxima. Agora, aguardamos a chegada dos documentos de habilitação para podermos fazer os testes no barco e a simulação de resgate no rio Itapemirim”, destaca o gerente de vistorias Cleidson Rosa Marcelino.
A capacitação contou com aulas de conhecimentos sobre embarcações, legislação de navegação, previsões atmosféricas, manuseio e manutenção das peças do barco e primeiros socorros.
“A estruturação da Defesa Civil fortalece as atividades do órgão. Essas aquisições conferem maior poder de resposta às demandas e mais eficácia nas ações de prevenção. Em Cachoeiro, contamos com as condições ideais de operação, de equipamentos e de profissionais. De maneira proporcional, estamos no mesmo patamar da Defesa Estadual em termos de mobilidade e qualificação do pessoal”, avalia Cleidson Rosa Marcelino.
Estrutura da Defesa Civil de Cachoeiro
-2 Pickups 4x4 (para serviços de vistoria)
-1 veículo Gol (para uso do setor administrativo)
-Barco
-Equipamento de GPS (localização via satélite)
-Escritório com computadores para uso em atendimento ao público e serviços internos



------------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Divulgação_PMCI_CursoDefCivil.jpgDivulgação_PMCI_CursoDefCivil.jpg
349K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário