sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Relatos emocionados deram o tom da aula inaugural do Vitória Alfabetizada - VITÓRIA


Yuri Barichivich
AGOSTO 22_ AULA MAGNA DO VITÓRIA ALFABETIZADA
Alunos das turmas do Vitória Alfabetizada em Nova Palestina participaram da aula inaugural na Igreja Evangélica Batista
Yuri Barichivich
AGOSTO 22_ AULA MAGNA DO VITÓRIA ALFABETIZADA
Aroldo dribla a limitação física e diz que nada o impede de realizar o sonho de aprender a ler e escrever
Na hora da chamada, estavam todos lá: 48 alunos do Programa Vitória Alfabetizada em Nova Palestina comportadamente acomodados para a aula inaugural, que aconteceu na noite desta quinta-feira (22), na Igreja Evangélica Batista do bairro.
Chamou a atenção a presença de um aluno muito especial. Aroldo Augusto Kruger tem 46 anos e uma deficiência física que o impede de ficar com a coluna reta. Portanto, para se locomover, ele precisa apoiar pés e mãos ao mesmo tempo no chão. "A minha deficiência não é fator limitador. O que me limita como pessoa é não saber ler e escrever. Quero aprender para não precisar mais depender das pessoas nem mesmo para entrar em um ônibus", disse, determinado.
Já Noêmia Caetano quer ser missionária. "Meu sonho é ser ganhadora de almas para Jesus. Mas, para isso, eu preciso ler a Bíblia. Deus está me chamando e eu preciso aprender a ler e a escrever logo", disse, animada, a dona de casa.
"É emocionante ver como os alunos estão estimulados. Querem assinar o próprio nome na certidão de casamento, querem ler a Bíblia, ler uma placa ou simplesmente fazer um telefonema sem precisar pedir ajuda. Sinto-me honrada de poder auxiliá-los na tarefa", disse a professora Sirlene Silva.
A presidente do Movimento Comunitário de Nova Palestina, Neia dos Santos Martins, também está confiante. "Se todos formos contaminados com o desejo por conhecimento que vemos aqui hoje, nós vamos vencer. Aqui tem gente que acredita".
Yuri Barichivich
AGOSTO 22_ AULA MAGNA DO VITÓRIA ALFABETIZADA
Professora Sirlene Silva não escondeu a emoção ao ver o entusiasmo dos alunos do Vitória Alfabetizada
Yuri Barichivich
AGOSTO 22_ AULA MAGNA DO VITÓRIA ALFABETIZADA
Prefeito Luciano Rezende disse que uma das maiores mudanças que ele fará na sua gestão será na educação
Conhecer histórias assim emocionou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, que prestigiou a aula inaugural. "Nada se compara à emoção desse momento. Eu estou no governo há oito meses e posso dizer para vocês que esse momento aqui em Nova Palestina é o mais esperado para mim este ano, quando oficialmente participo da aula inaugural do Vitória Alfabetizada. A não alfabetização é a pior forma de exclusão. Conhecimento não tem idade e nós estamos aqui para resolver essa situação vivida por cerca de 4.000 irmãos e irmãs da cidade".
O prefeito também falou sobre uma cidade melhor por meio da educação. "Estamos fazendo muitas mudanças na nossa cidade. Mas a maior mudança que esse governo vai fazer está na educação. É ali que vamos preparar a cidade para o futuro, investindo nas pessoas ao oferecer conhecimento e proporcionando estrutura familiar que lhes permita estudar", garantiu.

Vitória Alfabetizada

Criado com o objetivo de garantir a universalização da alfabetização até 2016 de cerca de 4.000 jovens e adultos moradores da capital, prioritariamente na faixa etária produtiva, com idade entre 15 e 59 anos, o programa em Nova Palestina possui duas turmas, que somam 48 alunos. As turmas se reúnem na Igreja Evangélica Batista de Vitória (IEBV) do bairro e também na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Neusa Nunes Gonçalves.
Lançado em julho último, o Vitória Alfabetizada já possui 256 alunos cadastrados em 13 turmas, que estão distribuídas em oito bairros de Vitória: Romão (20 alunos), Forte São João (20), Nova Palestina (48), Bela Vista (20), Jardim Camburi (20), Resistência (30), Jaburu (39) e Consolação (59).
Yuri Barichivich
AGOSTO 22_ AULA MAGNA DO VITÓRIA ALFABETIZADA
A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, participou da solenidade da aula inaugural do programa
Yuri Barichivich
AGOSTO 22_ AULA MAGNA DO VITÓRIA ALFABETIZADA
Emoção e muita alegria tomaram conta de alunos, professores e gestores na aula inaugural do Vitória Alfabetizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário