sábado, 3 de agosto de 2013

Oficinas, jogos e conscientização ambiental no Circuito de Praças e Parques - VITÓRIA


André Luiz Silva Sobral
Crianças em visita ao parque
Frequentadores do Parque Barreiros poderão participar do Jogo Carta da Terra
Os educadores da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) abraçaram o projeto Circuito de Praças e Parques de Vitória e estarão neste domingo (4) no Parque Municipal Barreiros.
Segundo a gerente de Educação Ambiental, Andressa Fernandes, os profissionais vão trabalhar das 9 às 12 horas com várias atividades, como a realização de uma oficina de reaproveitamento de materiais.
Serão oferecidas três oficinas diferenciadas. Em uma delas, as crianças terão a oportunidade de confeccionar um cavalo de pau reutilizando garrafas pet e cabos de vassoura. "É uma forma de ensinar às crianças o valor do material pós-consumo e ainda oferecer uma divertida brincadeira, pois, depois de pronto, é só aproveitar e sair cavalgando pelo parque", disse.
Uma segunda oficina será voltada para jovens e adultos, que aprenderão a confeccionar porta-níquel e porta-lápis reutilizando banner's que foram descartados. A última oficina será a confecção de um enfeite reutilizando cd's que não estão mais em uso.

Jogo consciente

Outra atividade que será desenvolvida pelos educadores ambientais é o Jogo Carta da Terra. Nele, os participantes aprendem a importância da união de esforços para que o planeta seja o grande vencedor. "Neste jogo, não existe um perdedor ou um vencedor. Aqui, todos entendem que ou todos ganham ou todos perdem em relação ao cuidado com o meio ambiente. É um jogo de cooperação", contou a educadora ambiental Juliana Sardinha.
Crianças e adultos poderão testar sua memória em um jogo da memória gigante, com imagens do Parque Barreiros. Os educadores aproveitarão o momento lúdico para ensinar aos participantes mais sobre a fauna e flora do parque.
No anfiteatro do parque, outro grupo de educadores ambientais apresentará o Teatro de Fantoches com a história "Consumista e Consciente", mostrando aos participantes a importância de consumir com responsabilidade, a separação dos resíduos secos e úmidos e a importância da reciclagem.
Matéria relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário