terça-feira, 27 de agosto de 2013

Maior seminário de informática pública da América Latina será em Vitória


Ações com foco na sustentabilidade, redução de gastos públicos e melhoria no atendimento ao cidadão fazem parte da programação do 41º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (Secop 2013). O evento, considerado o mais importante da TI pública da América Latina, será realizado de 11 a 13 de setembro, no Centro de Convenções de Vitória. 

Na abertura, o antropólogo Roberto DaMatta fará uma palestra em que vai abordar a relação entre a tecnologia e os hábitos sociais. Outra atração do evento é a secretária Nacional de Inclusão Digital, Lygia Pupatto, que destacará as ações do Programa Cidades Digitais, cujo objetivo modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. 

No evento, haverá uma videoconferência sobre os avanços da Telemedicina no Brasil, com a participação de Luiz Messina, coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina – Rute - estrutura de fibra óptica com 78 núcleos que conecta os hospitais universitários de ensino para assistência, pesquisa colaborativa e educação em todo o País.  

Outro destaque é o projeto Processo Digital, que permite o trâmite de documentos por meio digital de órgãos estaduais no Rio de Janeiro. A iniciativa tem como metas economizar cerca de 100 milhões nos próximos dez anos, evitar o corte de 1.877 árvores e economizar mais de três milhões de litros de água e mais de 156 quilowatts-hora (KW/h) de energia. 

A interação com a iniciativa privada com foco na melhoria do serviço público faz parte das atividades do evento. Microsoft, Samsung, Cisco, Intel e Serasa Experian são empresas de grande porte do setor de TI que já confirmaram presença no Seminário. 

A estimativa é que o Secop reúna, aproximadamente, 1.000 pessoas de todo o País. No evento, serão divulgados os vencedores do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov), que tem como foco apoiar ações com foco na modernização da administração pública brasileira. 


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/Prodest Eric Lopes Menequini Tel.: (27) 3636-7175 / 8868-2113 comunicacao@prodest.es.gov.br http://twitter.com/prodestcomunica www.vimeo.com/prodest www.facebook.com/prodest.comunica http://m.prodest.es.gov.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário