quarta-feira, 28 de agosto de 2013

INICIADAS AS ENTREVISTAS PARA ELABORAÇÃO DO INVENTÁRIO DO ACERVO DO MUSEU VIRGÍNIA TAMANINI - COLATINA



28/08/2013 - As equipes formadas por alunos das escolas Maria Ortiz, Antônio Eugênio Rosa e da Faculdade Castelo Branco, continuam neste sábado (31) e domingo (01), com os trabalhos de entrevista para avaliação e busca de objetos para o inventário participativo do Museu Virgínia Tamanini, em Itapina.

Para coletar e catalogar as peças que farão parte do acervo do Museu, a Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, montou seis equipes, compostas por sete estudantes das três instituições de ensino. Juntos eles percorrem o distrito em busca de peças para o inventário, fotografando e conversando com a população.

As equipes vão de casa em casa onde apresentam as fichas que devem ser preenchidas para que o morador possa participar da entrevista. Durante a busca, os objetos identificados que possam ser utilizados no Museu são catalogados.

Ao final dos trabalhos todos os objetos serão novamente avaliados para a definição de quais farão parte do acervo. Além de objetos históricos, o espaço preservará a memória da população, por meio de áudio, vídeo e textos.

A participação da população no processo de criação do Museu é importante não só para definir os objetos a serem doados ou emprestados ao museu, mas também para se criar uma coleção de memória oral para o espaço.

Museu Virgínia Tamanini

O museu ocupará a antiga residência da escritora e dramaturga Virgínia Gasparini Tamanini (1897-1990), que viveu em Itapina entre 1926 e 1949, quando a localidade viveu seu apogeu econômico.

O primeiro pavimento do casarão terá função multiuso e será destinado a atividades artístico-culturais, funcionando como instrumento de difusão cultural local e regional. Já o segundo pavimento deverá funcionar como espaço de memória dedicado à Virgínia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário