terça-feira, 27 de agosto de 2013

Gabinete Online é a nova ferramenta de Gestão Compartilhada da Prefeitura - VITÓRIA

Imagem divulgação

Gabinete Online
Cidadãos podem acessar o site do Gabinete Online para obter mais informações sobre o projeto
Uma das marcas da atual administração de Vitória é aGestão Compartilhada. O modelo tem o objetivo de envolver a população nas escolhas das ações da Prefeitura e na identificação das necessidades e soluções para as prioridades da cidade.
A administração municipal já começou a nova gestão com a adoção do Gabinete Itinerante, que são audiências públicas presenciais nas quais o prefeito visita as regiões da cidade para ouvir a população. Também ampliou o uso das mídias sociais para dialogar com a população. O próprio prefeito Luciano Rezende faz uso dos seus perfis para ouvir demandas e dar retorno sobre sugestões, reclamações e propostas para a cidade.
O desafio é ampliar o uso da internet para permitir a participação da população no debate sobre temas relevantes para a capital, e que isso possa acontecer de forma democrática, simples e inovadora. O projeto vai funcionar através do sitewww.vitoria.es.gov.br/gabineteonline. O Gabinete Online vai funcionar em um projeto piloto utilizando 2 ferramentas:
  • Hang Outs: ferramenta gratuita do Google que permite realizar videoconferências com a participação simultânea de até 10 pessoas. A proposta é realizar apresentações e debates via internet a partir de uma agenda que discuta os temas de interesse da cidade e da gestão municipal.
  • Consulta Pública: ferramenta vai permitir a criação de fóruns em que a população pode sugerir propostas para a cidade. As propostas podem ser comentadas e votadas pelos moradores da cidade. Todas as sugestões serão avaliadas pela Prefeitura.
Yuri Barichivich
AGOSTO 12_ GABINETE ITINERANTE
Gabinete Itinerante é um dos modelos adotados pela administração municipal de gestão compartilhada
A primeira etapa será realizada com um HangOut nesta sexta-feira (30), às 11 horas, com o tema "Governança Democrática". O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, vai conversar com convidados sobre o conceito que orienta a sua gestão e como a internet e as mídias sociais podem contribuir para ampliar a participação democrática na gestão pública.
O mediador da videoconferência será Renzo Conalgo, especialista em inovação e tecnologias digitais e membro do grupo de conselheiros do Gabinete Online.
Os outros convidados são:
  • Andre Telles (Curitiba – PR): especialista em Mídias Sociais, palestrante e escritor
  • Sergio Denicoli (Porto – Portugal): doutor em Ciências da Comunicação. É jornalista e professor da Universidade do Minho e da Universidade Lusófona do Porto
  • Alvaro Paes de Barros (São Paulo – SP): Google - diretor de Conteúdo do YouTube para a América Latina
  • Rodrigo Rossoni (Vitória – ES): estudante de Economia e membro da Transparência Capixaba
  • Marcilio Riegert (Vitória – ES): CEO da Start You Up, pós-graduado em História da Política.
O projeto foi apresentado no dia 16 de agosto, com a presença do prefeito Luciano Rezende, que recebeu um grupo formado por ativistas e profissionais das áreas de cultura, inovação, marketing e mídias sociais que discutiram com a equipe da Prefeitura o conceito do projeto.
A ação foi organizada com o objetivo de dar ao projeto, desde o seu nascimento, um DNA de co-criação. E nada melhor que ouvir sugestões e críticas de quem tem influência nas mídias sociais e que compartilha o desejo por ampliar a democratização da gestão pública.
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário