segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Exposição de pinturas revela talento de internos da Penitenciária em Viana


Texto: Andressa Rocon / Foto: Sejus
26/08/2013 - 12:11 h

Com o tema ‘Arte Livre’ internos da Penitenciária de Segurança Máxima (PSMA) de Viana vão expor pinturas em telas nesta terça-feira (27), das 13h às 18 horas, na Penitenciária de Viana.  Já de quarta (28) a sexta-feira (30), a exposição será realizada no térreo do Edifício Fábio Ruschi, no centro de Vitória, e será aberta ao público. 
A exposição é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Prefeitura Municipal de Viana, que orientou os internos em parte da produção das obras e também ajudou na organização e montagem da mostra. A Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) também participou, cedendo o espaço para a realização da mostra.
quadrosinternos.JPGA abertura da mostra acontece no dia 28, às 10 horas e contará com a presença dos cinco internos autores das obras, além de familiares e autoridades, como o subsecretário de Estado para Assuntos do Sistema Penal, Eugênio Coutinho Ricas, e o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Viana, Márcio Dornelas.

Cerca de 40 telas serão expostas. As obras feitas com tinta acrílica retratam pontos turísticos do Espírito Santo, natureza morta, figurativo, paisagens, dentre outros. As peças não estarão à venda e serão encaminhadas, após a exposição, aos familiares dos reeducandos. 


Exposição 

A produção das obras começou quando um dos internos pediu autorização à direção da penitenciária para utilizar material de pintura. De acordo com a assistente social da unidade, Natureza Vieira, foi permitida a entrada apenas de um lápis 6b, por causa do tipo de regime de segurança da unidade. Com ele, Rafael produziu um retrato do atual presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa.

Depois disso, os outros quatro internos manifestaram o mesmo interesse e também começaram a produzir algumas obras. Eles vão expor não só pontos turísticos do Estado, mas também telas abstratas, autorretratos, retratos das companheiras, entre outras composições.


Serviço:
Exposição ‘Arte Livre’ 

Dia 27 - Penitenciária de Segurança Máxima (PSMA) de Viana, das 13 às 18 horas.

Dia 28 – Abertura às 10 horas, no térreo do Edifício Fábio Ruschi. Av. Governador Bley – Centro – Vitória/ES.

Dia 29 e 30 – Das 9h às 18 horas, no Edifício Fábio Ruschi.
(Com informações da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus)

Ouvidoria da Prefeitura de Viana

Tels.: 0800 707 0001 / 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Informações à imprensa
Secretaria de Comunicação (Secom)
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Júlio Palassi
Tels.: 27 2124-6701 / 2124-6752 / 9822-2540
E-mail:danielebolonha@viana.es.gov.br/ geizaardicon@viana.es.gov.br/
andressa_rocon@viana.es.gov.br / juliopalassi@viana.es.gov.br/

Viana nas redes sociais
Twitter: @prefeituraviana
Facebook: www.facebook.com/prefeituradeviana

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário