quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Energia solar chega a casas populares de Vitória e reduz conta de luz


Yuri Barichivich
AGOSTO 21_ COLETIVA PAINEIS SOLARES
Prefeito Luciano Rezende assina o convênio de cooperação técnica que permite a implantação do projeto Boa Energia Solar na capital
A energia solar vai chegar às casas de 47 famílias das comunidades de Estrelinha e Nova Palestina graças a uma parceria entre a Prefeitura de Vitória e a EDP Escelsa. O convênio de cooperação técnica foi assinado nesta quarta-feira (21), no Palácio Municipal, pelo prefeito Luciano Rezende e o presidente da EDP Escelsa, Miguel Setas.
"Hoje é um marco para a história de Vitória, um dia muito especial, pois entramos na era da energia limpa. Demos um passo muito importante e iremos começar por dois bairros muito queridos: Nova Palestina e Estrelinha. Além disso, todos os residenciais da Prefeitura de Vitória terão os painéis solares", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
Através do projeto Boa Energia Solar, serão instalados painéis solares nas residências para aquecimento de água, permitindo, assim, a substituição dos chuveiros elétricos existentes nas casas por outros mais eficientes, trazendo uma economia de até 30% na conta de energia.
"Esse projeto é muito importante sob o ponto de vista tecnológico e mais ainda na missão social. Por meio dele, cumprimos o nosso objetivo social, permitindo à comunidade uma economia significante na conta de energia e possibilitando, assim, uma melhor qualidade de vida", explicou o presidente da EDP Escelsa, Miguel Setas.
As famílias de Estrelinha e Nova Palestina que serão beneficiadas começaram a ser selecionadas pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). As residências recebem, gratuitamente, a instalação de painéis solares para o aquecimento da água, reservatório térmico para armazenamento e misturadores de água quente e fria para regular a temperatura até que a água fique agradável ao banho. Além disso, os moradores terão orientações de técnicos capacitados sobre a perfeita utilização dos equipamentos.
Yuri Barichivich
AGOSTO 21_ COLETIVA PAINEIS SOLARES
Prefeito recebeu o presidente da EDP Escelsa, Miguel Seta, e outras autoridades para apresentar o projeto de energia solar
"As famílias que estão sendo selecionadas fazem parte do Projeto Moradia/Reconstrução e tiveram suas casas reconstruídas pela Prefeitura de Vitória e, assim, melhoramos a qualidade de habitabilidade delas. Com esse projeto, estamos dando mais um passo importante para permitir às famílias uma qualidade de vida ainda melhor, por meio da economia proporcionada pelos painéis solares", disse o secretário municipal de Habitação, Sérgio Sá.

Banho

O sistema, implantado pela EDP Escelsa, garante que a luz do sol seja suficiente para aquecer a água do banho em cerca de 80% do ano. Nos poucos dias em que não houver energia solar, o chuveiro elétrico poderá ser utilizado, mantendo a temperatura da água ideal para um banho confortável.
Paralelamente às instalações, os moradores contemplados também recebem lâmpadas fluorescentes, compactas e econômicas, em substituição às incandescentes convencionais, e orientações sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica. O projeto Boa Energia Solar da Escelsa já beneficiou cerca de 4.240 famílias na Grande Vitória.
Matéria relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário