quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Conferência Municipal de Saúde chega ao fim com 141 propostas votadas - VITÓRIA


Diego Alves
8ª conferencia de saúde
Auditório do hotel ficou lotado durante os três dias da Conferência Municipal de Saúde Ampliar
O terceiro e último dia da 8ª Conferência Municipal de Saúde chegou ao fim com 141 propostas votadas para subsidiar a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) na formulação das políticas de saúde do município nos próximos quatro anos. No entanto, 57 proposições ainda precisam ser votadas, o que acontecerá nesta sexta-feira (23), às 8h30, na Escola Técnica e de Formação Profissional de Saúde (Etsus).
O evento teve início na última segunda-feira (19), no Golden Tulip Hotel, na Enseada do Suá, com previsão de término para as 12 horas desta quarta (21), mas a intensa participação popular alimentou o debate e, mesmo com a prorrogação do término para as 15 horas, não houve tempo hábil para terminar a votação.
A conselheira, agente comunitária de saúde e delegada da Conferência Municipal Cristiana Aparecida Gomes disse que nunca viu um evento tão participativo. "Participei de oito conferências e é com imenso prazer que vejo a expressão de alegria, garra e determinação nos olhos dos munícipes de Vitória. Viemos para construir com democracia e participação popular o futuro da saúde do município de Vitória, que certamente será referência para o Brasil".
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, abriu os trabalhos desta quarta-feira (21) e falou sobre a gestão compartilhada. "Essa gestão está governando em rede, de forma horizontal, e usando o diálogo para avançar nas demandas da cidade. Não há construção sem discussão. Muitos desafios já foram vencidos, vários estão sendo enfrentados e essa construção está sendo coletiva".
O tema da 8ª Conferência Municipal de Saúde foi "Direito à Saúde: Efetivando a integralidade no SUS", cujos eixos de discussão foram: Gestão Centrada no Cidadão, Redes de Atenção à Saúde e Vigilância e Promoção à Saúde. Várias questões, como saúde mental, saúde da família, saúde do idoso e o papel da Vigilância em Saúde Ambiental no cuidado com os animais, entraram em discussão.
Participaram do evento todos os membros do Conselho Municipal de Saúde, gestores da Semus, representantes dos conselhos locais de saúde e os 192 delegados eleitos pela população nas seis pré-conferências realizadas em todas as regiões da cidade, em um total de 388 participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário