segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Divulgados critérios para classificação de padarias - CACHOEIRO


A avaliação ocorre anualmente e tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços oferecidos

A Vigilância Sanitária de Cachoeiro de Itapemirim vai vistoriar padarias e confeitarias do município para verificar se estão cumprindo todas as normas sanitárias. O trabalho, que terá início em setembro, é uma etapa da nova classificação por estrelas desses estabelecimentos. O principal objetivo é garantir a qualidade de produtos e serviços oferecidos ao consumidor.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) já disponibilizou a lista dos critérios que serão avaliados pelas suas equipes. São 241 itens, como higiene no manuseio dos ingredientes, qualidade dos produtos, instalações hidráulicas e elétricas, conservação, exposição e armazenamento dos alimentos e condições de trabalho. O documento pode ser consultado no site da prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br).
As vistorias vão se estender por cerca de dois meses, nas áreas urbana e rural de Cachoeiro. A previsão é de que os resultados da avaliação sejam divulgados em novembro. Esse trabalho é realizado anualmente. Em 2012, foram visitadas pelos fiscais 99 padarias e confeitarias. Vinte e sete delas foram consideradas cinco estrelas, pontuação máxima.
Com cinco estrelas, a padaria ou confeitaria é considerada ótima, com quatro ou três, razoável, e com duas a uma, deficiente. Os estabelecimentos classificados com uma ou duas estrelas serão autuados pela Vigilância Sanitária e terão que se adequar para chegar a pelo menos três estrelas nos próximos meses.
A Semus encaminha aos proprietários o certificado com a respectiva classificação. É obrigatório que o documento fique permanentemente exposto em local visível aos clientes, sob pena de autuação caso seja descumprida a norma.
Os restaurantes do município já foram vistoriados. Em breve, será divulgada a classificação. Os açougues serão os próximos estabelecimentos a passar por avaliação.
“A classificação é muito importante porque mostra a evolução das padarias, restaurantes e açougues. É um incentivo para que os estabelecimentos busquem cada vez mais excelência dos produtos e serviços oferecidos e garantam aos consumidores a qualidade e a higiene na estocagem, fabricação e comercialização de seus produtos. Percebemos melhora nos índices, atribuída à fiscalização realizada periodicamente”, destaca o gerente da Vigilância Sanitária de Cachoeiro, Ricardo Vianna.


-----------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Divulgação_PMCI_Padaria_Confeitaria.jpgDivulgação_PMCI_Padaria_Confeitaria.jpg
290K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário