segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Curso vai capacitar deficientes visuais para o uso do computador - CACHOEIRO


Alunos vão aprender a usar o Dosvox, programa de computador que utiliza comandos de voz. A aula inaugural foi realizada nesta sexta (23)

Mais um passo importante foi dado em Cachoeiro para que deficientes visuais adquiram independência em tarefas como estudo e trabalho e, também, na interatividade com outras pessoas, com a ajuda do computador.Nesta sexta-feira (23), no Museu de Ciência e Tecnologia, foi realizada a aula inaugural da primeira turma do Curso de Capacitação para Dosvox – Comprometimento com a Acessibilidade no Ambiente Digital, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia.
Participaram da solenidade o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho, o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Gasparini, o diretor-presidente da empresa de processamento de dados e tecnologia de informação de Cachoeiro (Dataci), Edmar Temporim, o vereador Ely Scarpini e o chefe de gabinete do deputado federal Camilo Cola, Alberto Moreira.
O Dosvox, programa gratuito criado pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), permite, por meio de comandos de voz, que tudo aquilo que está disponível no computador para uma pessoa que enxerga – desde a edição de textos até a navegação na internet – esteja acessível para o deficiente visual que utiliza esta ferramenta.
O curso, que é gratuito e conta com a participação de oito alunos, tem início no dia 28 deste mês e terá três meses de duração. Ele será realizado no Centro Digital Cachoeiro (Museu de Ciência e Tecnologia), localizado na rua Moreira, 283, bairro Independência. As aulas serão semanais, às quartas-feiras, pela manhã, das 8h às 11h, e à tarde, das 14h às 17h.
A primeira capacitação, promovida pelo deputado federal Camilo Cola, foi voltada especialmente para profissionais de informática, em junho deste ano, quando o professor da UFRJ e idealizador do programa, José Antônio dos Santos Borges, doutor em Engenharia de Sistemas e Computação, esteve em Cachoeiro para ministrar o curso. Agora, o conhecimento adquirido começa a ser multiplicado.
“Pretendemos, com isso, contribuir para a qualidade de vida dos deficientes visuais, pois com o uso do computador, da internet, dos programas e aplicativos, é possível incrementar a cultura dessas pessoas, oferecer a elas mais oportunidades e integrá-las”, comenta o subsecretário de Ciência e Tecnologia e coordenador do Curso Dosvox, Alexandre Gasparini.
“Os portadores de deficiência visual não podem ficar fora do avanço tecnológico. Para incluí-los, é necessário criar condições para que possam usufruir dessa tecnologia. Assim, com este projeto, desejamos que a deficiência visual não seja mais empecilho à inclusão digital em Cachoeiro”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento, Ricardo Coelho.
Curso de Capacitação para Dosvox – Comprometimento com a Acessibilidade no Ambiente DigitalAulas: de 28 de agosto a 04 de dezembro
Local: Centro Digital Cachoeiro (Museu de Ciência e Tecnologia), localizado na rua Moreira, 283, bairro Independência
Informações: 3155-5345


-----------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Divulgação_PMCI_AulaDosvox.jpgDivulgação_PMCI_AulaDosvox.jpg
537K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário