quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CASTELO SEDIA SEMINÁRIO DO AGRONEGÓCIO PARA EXPORTAÇÃO





O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove, no próximo dia cinco de setembro, quinta-feira, a 56ª edição do AgroEx - Seminário do Agronegócio para Exportação, que acontece simultaneamente ao Castelo Rural. Será no Centro de Eventos Castelão, em Castelo, Sul do Espírito Santo.

.
.

O evento, promovido em parceria com a Prefeitura de Castelo, através da Secretarias Municipais de Agricultura e de Turismo e Cultura, vai reunir produtores rurais, sindicatos rurais, cooperativas, associações, agroindústrias, empresas, acadêmicos, distribuidores e instituições de apoio ao agronegócio em seus variados fins e demais profissionais do agronegócio para debater estratégias e ferramentas para possíveis exportações. Essa será a primeira vez que o seminário acontecerá no Sul do Estado.

O AgroEx é um seminário gratuito realizado em todas as regiões do país, com duração de um dia, que pretende disseminar informações estratégicas para o aumento da inserção do agronegócio brasileiro no mercado internacional. Ao longo de seis anos de realização, o evento atingiu cerca de 15 mil participantes em todas as regiões brasileiras.

O seminário faz parte das ações da ADERES desenvolvidas em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio exterior (MDIC) na difusão da cultura exportadora junto às pequenas empresas. Esta foi uma solicitação feita ao MAPA por intermédio do MDIC.

Os principais temas abordados são as oportunidades e desafios do agronegócio brasileiro, a integração contratual das cadeias produtivas, os caminhos para exportar: passo a passo, os casos de sucesso, dentre outros.

Programação:

O 56º AgroEx reunirá em Castelo oito palestrantes, que abordarão os seguintes temas:

- Oportunidades e desafios às exportações do agronegócio brasileiro;
- Principais exigências sanitárias e fitossanitárias do mercado internacional;
- Valorizando o produto com uso da Indicação Geográfica;
- Caso de sucesso do agronegócio capixaba: Pronova;
- Projetos Portuários: Novas Perspectivas para o Desenvolvimento Capixaba;
- Integração Contratual: uma estratégia de acesso ao mercado internacional;
- Caminhos para exportar: o passo a passo para exportação do agronegócio;
- Aspectos relevantes do processo exportador.

O 56º AgroEx vai acontecer juntamente com o evento “Castelo Rural” que no período de cinco a oito de setembro. O “Castelo Rural” é um evento promovido pelo município de Castelo em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, cujo objetivo é apresentar o potencial dos setores ligados ao Agronegócio, Artesanato e ao Agroturismo, onde os produtores e os empreendedores participantes poderão promover e divulgar produtos e serviços, conhecer novos parceiros, e, principalmente, fortalecer as relações de mercado. O evento visa também a valorização do meio rural capixaba, tão rico e diversificado, oferecendo condições e oportunidades necessárias para impulsionar sua produção, levando ao micro e pequeno produtor políticas de trabalho e geração de renda, infraestrutura e competitividade no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário