quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Caminhada pela cidadania reúne comunidade - SERRA

Participantes foram até o Parque da Cidade
Alunos, pais, professores e toda a comunidade escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Luciano de Souza Rangel, de Parque Residencial Laranjeiras, realizaram no último sábado (17) uma caminhada pela cidadania.

Cerca de 350 pessoas participaram da caminhada que teve o objetivo de promover uma cultura de paz, preservação e respeito à natureza, na qual a educação para a cidadania dê sustentação aos pilares sociais e também de sensibilizar a família e demais membros da comunidade escolar.
Divulgação/SEDUCaminhada pela cidadania reúne pais, alunos e professores
As turmas foram divididas em categorias que tinham os temas: trânsito, sustentabilidade, cultura da paz, direitos das crianças e as diferentes gerações. Cada turma confeccionou camisas, bonés, faixas e todos os materiais necessários para a realização do evento.

O grupo saiu da unidade escolar em direção ao Parque da Cidade, no mesmo bairro. No local houve a apresentação do musical “A paz”, realizado pelas crianças do grupo III (3 anos) e da cantora capixaba Léa Santos.  Houve também o abraço simbólico do Planeta.
De acordo com a professora Ana Maria Berger, a caminhada foi um marco para todos os membros da comunidade escolar, ela destaca ainda o envolvimento das famílias e dos funcionários na organização.
“Na verdade alcançamos muito mais do que esperávamos, foi uma manhã perfeita com ações importantes para a sustentabilidade nas relações humanas”, disse.

Para a pedagoga Rosa Maria Giovaneli o evento foi importante, pois proporcionou uma aproximação entre a escola e a família. Ela também fez questão de destacar o apoio da comunidade no desenvolvimento do trabalho.

Amanda Silva participou da caminhada juntamente com a filha Lara, de dois anos, para ela “todo evento que acontece no ambiente escolar é muito bom para a criança e família, porque é uma forma de mostrar à criança a importância de respeitar o próximo.”

A merendeira Ana Paula Santana considera que a ação modificou a maneira de enxergar o próximo, segundo ela, o evento representou “um grande passo na busca da igualdade e respeito entre as pessoas que sofrem preconceitos, desrespeito, dificuldade em mostrar em meio à sociedade seus valores e direitos, que normalmente são omitidos em meio às dificuldades da vida, sejam elas financeira ou familiar".
Sabrina Basílio, mãe de Caio Basílio,  de três anos, também  reconhece os esforços da equipe na organização e execução da caminhada.  “Gostaria de parabenizar a equipe do Cmei pela dedicação, organização e comprometimento, para que nossa primeira caminhada pela cidadania acontecesse com sucesso.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário