quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Água garantida: Governo do ES leva cisternas a 60 mil capixabas

Aproximadamente 60 mil capixabas serão beneficiados pelo Projeto Cisternas, do Governo do EspíritoSanto, lançado nesta quarta-feira (21) em evento no Palácio Anchieta, que contou com a participaçãode 28 prefeitos, dois vice-prefeitos, dentre outros representantes das 34 cidades que serão atendidas.


Por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo(Aderesserão construídas 10.634 cisternas de concreto para captar água da chuva, a ser utilizada emperíodos de estiagem. O semiárido capixaba e os municípios que sofrem processo de desertificaçãoacentuada contarão com a implantação das cisternasdentro do Programa Incluir do Governo doEstado, de combate à extrema pobreza.

“Pela primeira vez o Espírito Santo está implantando o sistema de cisternasdestinadas a quem maisprecisa porquecomo costumo dizertemos que tratar os desiguais de forma desigualou sejadaratenção maior aos mais necessitadosNão  desenvolvimento equilibrado sem águanão dignidadenem qualidade de vida e, por isso, o nosso esforço de Governo para lançar e colocar emprática esse Projeto”, explicou o governador Renato Casagrande.

evento contou ainda com as presenças do vice-governador Givaldo Vieira; do secretário Nacional deSegurança Alimentar e Nutricional do MDS Arnoldo de Campos; do secretário de Estado da AgriculturaEnio Bergoli; do secretário de Estado da Assistência Social Helder Salomão; de deputados estaduais; dodiretor-presidente da Aderes Pedro Rigo; do diretor-técnico da Aderes Paulo Barbosaautoridades econvidados de vários municípios do Espírito Santo.

Parcerias

Projeto Cisternas é um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome(MDS) e faz parte do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água – Água paraTodos”. O objetivo é democratizar o acesso à água em áreas rurais para o consumo humano e para aprodução agrícola e alimentarvisando o pleno desenvolvimento social e a segurança nutricional defamílias em situação de vulnerabilidade no Estado.

“O início da execução dos trabalhos será no dia 2 de setembro, no município de Baixo Guandu e todasas cisternas serão construídas até julho de 2014. Nossa intenção é promover a dignidade, a cidadaniae a inclusão socioprodutiva de diversas famílias capixabasalém de proporcionarmos odesenvolvimento econômico local dos municípios contemplados com o projeto”, afirma Paulo Barbosa,diretor-técnico da Aderes.

Aderes, as secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH) e da Agricultura,AbastecimentoAquicultura e Pesca (Seag) e o Instituto Capixaba de PesquisaAssistência Técnica eExtensão Rural (Incaperfazem parte da coordenação executiva do projeto.

Inclusão Produtiva

A construção de cisternas para armazenamento da água da chuva irá proporcionar a capacitação e inclusão produtiva de 650 pedreiros e ajudantes da região. Os profissionais, que serão aproveitados da própria comunidade, terão a oportunidade da formalização como empreendedor individual e receberão o kit pedreiro com as ferramentas básicas para o exercício da profissão.

Dessa maneira, as famílias, além de terem o acesso à água, ainda serão incluídas nos programas do Governo que têm como objetivo proporcionar a ampliação de renda a partir do empreendedorismo.

Famílias beneficiadas

Serão beneficiadas as famílias de baixa renda, localizadas na zona rural, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, que vivem em situação de extrema pobreza e que não dispõem de fonte de água ou meio adequado de armazená-la para o suprimento das suas necessidades.

A seleção será feita de acordo com os critérios do Sistema de Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) em cada município.

Estímulo ao comércio local

A aquisição dos materiais para a construção das cisternas será feita no município beneficiado com objetivo de gerar receita para as cidades e fomentar a economia local. A iniciativa está alinhada ao Projeto do Governo do Estado de Compras Governamentais que proporciona um tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas capixabas, dinamizando a economia local.

Nesse sentido, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) irá promover, em parceria com as CDLs e Associações Comerciais, reuniões com os comerciantes do setor de material de construção visando prepará-los para participação dos processos licitatórios.

Os processos licitatórios deverão observar as disposições contidas na Lei Federal de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 8.666/93) e demais normas federais pertinentes ao assunto, em cumprimento ao disposto no Art. 62 da Portaria Interministerial nº 507/2011.

A cisterna de placas

A cisterna de placas é um reservatório que armazena a água da chuva recolhida pelas placas do telhado e é construída com placas de concreto. Uma cisterna pode armazenar até 16 mil litros, sendo capaz de suprir as necessidades de uma família de até seis pessoas durante o período de estiagem.

A parte da cisterna que fica enterrada serve para reduzir a temperatura e evitar a evaporação da água. Sua tampa além de ajudar a não evaporar a água, evita a contaminação por animais e dejetos trazidos pelas enxurradas e pelos ventos.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Aderes Thama Boldrini (27) 3636-8577 / 9727-4327 E-mail: thama.boldrini@aderes.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário