quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Transparência nos estudos e diálogo com moradores para projeto da Praça do Cauê - VITÓRIA

Yuri Barichivich

AGOSTO 21_ REUNIÃO PRAÇA DO CAUE
Moradores lotaram o auditório da Escola Estadual Fernando Duarte Rabelo para acompanhar a reunião
Yuri Barichivich
AGOSTO 21_ REUNIÃO PRAÇA DO CAUE
Secretário Max da Mata apresentou as propostas para o projeto de intervenção na Praça do Cauê
Para garantir a transparência no processo e o diálogo permanente com a população, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) vai disponibilizar os estudos e pesquisas que deram origem ao Projeto de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana e a Prefeitura de Vitória vai realizar novas reuniões com a comunidade para discussão do projeto de intervenção na Praça Cristóvão Jacques, a Praça do Cauê.
As medidas foram definidas na noite desta quarta-feira (21), em reunião com moradores da Praia de Santa Helena e bairros vizinhos. A população lotou o auditório da Escola Estadual Fernando Duarte Rabelo e, durante cerca de três horas de discussão, promoveu um bom exemplo de participação popular e cidadania. Além de moradores mais antigos da região, lideranças comunitárias, engenheiros, arquitetos e acadêmicos participaram da reunião, fazendo questionamentos e dando contribuições ao projeto.
"Esta administração tem o compromisso de ouvir os moradores, de fazer a gestão compartilhada. Esta reunião foi realizada a pedido dos moradores que queriam conhecer o projeto com detalhes para podermos ter uma discussão mais aprofundada e respeitosa", disse a secretária de Gestão Estratégica de Vitória, Lenise Loureiro.
"É importante entender que a praça não vai deixar de existir. Vamos tornar o local mais aprazível, tirar o trânsito pesado, deixando apenas carros e motos passarem pela região, e reduzir a poluição sonora e atmosférica", argumentou o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Max da Mata.
Diante dos questionamentos dos cidadãos, a subsecretária estadual de Mobilidade Urbana, Luciene Becacici, informou que o projeto é baseado em estudos técnicos, simulações de tráfego, pesquisas de origem e destino e contagens. "Não vejo dificuldade em disponibilizar esses estudos e o projeto do BRT, no qual está inserida a Praça do Cauê, para a comunidade", disse.
Becacici lembrou que as intervenções na praça integram um projeto maior, o de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana. "As cidades cresceram, o número de veículos cresce a cada dia e a circulação está cada vez mais comprometida, afetando a qualidade de vida. Precisamos fazer intervenções para possibilitar a mobilidade e possibilitar um transporte coletivo eficiente, pontual e confortável", disse.
Participando da mesa diretora, o vereador Vinicius Simões disse que a Câmara de Vereadores está acompanhando o desenvolvimento do projeto de perto. "Vamos garantir a transparência e o diálogo com os moradores", disse.

Projeto

A presidente da Associação de Moradores da Praia de Santa Helena, Iracema Almeida da Silva, questionou o fim da área de lazer para crianças e da quadra poliesportiva, muito utilizada pelos jovens e adolescentes da comunidade. "Praça aberta não é para criança. Quem tem filhos sabe o risco que é", disse. O secretário Max da Mata lembrou que, pelo projeto, a praça terá dois playgrounds e que esses parquinhos serão fechados, para segurança das crianças.
"A quadra poliesportiva será reformulada e o entorno da praça, que hoje é uma grande rotatória, com fluxo pesado de veículos, vai virar uma grande boulevard, arborizada, humanizada", disse. Diante dos questionamentos dos moradores, Max da Mata afirmou: "Estamos dialogando com a população porque nada está decidido".
A proposta do Governo do Estado é criar uma via ligando a avenida Nossa Senhora da Penha à praça do pedágio da Terceira Ponte. No local, haverá apenas passagem de carros e motos, já que os ônibus voltarão a passar pela rua Duckla de Aguiar, no mesmo bairro.
A praça vai ganhar mais espaço (cerca de 1 mil metros quadrados), novo paisagismo com mais árvores e terá dois playgrounds, ciclovia e paraciclos, calçada cidadã e moderno sistema de iluminação. Serão mantidas as quadras poliesportiva e de tênis. O espaço a mais será obtido com o fechamento de ruas no entorno que serão integradas ao projeto.
Matéria relacionada
Yuri Barichivich
AGOSTO 21_ REUNIÃO PRAÇA DO CAUE
Lenise Loureiro, Max da Mata e Luciene Becacici conduziram a reunião com os moradores da Praia de Santa Helena e bairros vizinhos
Imagem divulgação
Praça do Cauê
Projeto de intervenção na Praça do Cauê prevê a ampliação do espaço e a construção de uma passagem subterrânea para pedestres
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário