quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Agência de Treinamento Municipal é inaugurada e prepara mão de obra para mercado - VITÓRIA


Arquivo PMV SECOM
Alunos do curso de eletricista
Agência de Treinamento Municipal irá oferecer vagas em curso para eletricista
Marcos Salles
Soldador
Soldadores poderão buscar qualificação profissional gratuitamente na agência
Atender às demandas por qualificação e capacitação profissional, estimular habilidades e competências, valorizar os serviços oferecidos à população e servir aqueles que buscam profissionalização em segmentos como o tecnológico, a indústria e o Carnaval são alguns dos objetivos da Agência de Treinamento Municipal (ATM), que será inaugurada nesta quinta-feira (29), às 9 horas, no bloco B do Sambão do Povo, na avenida Dário Lourenço de Souza, em Mário Cypreste.
A agência é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Os cursos que tiveram vagas oferecidas e já preenchidas foram almoxarife, aderecista, costureiro industrial, modelista, eletricista instalador predial de baixa tensão, montador e reparador de computadores e de gestão administrativa e financeira, operador de computador, escultor, soldador eletrodo e tig em aço. As aulas vão durar até o final deste ano. Ainda restam 25 vagas para carpinteiro, sendo 12 para o turno matutino, 11 para o vespertino e duas para o noturno.
As próximas vagas serão abertas a partir da segunda quinzena de setembro. As inscrições serão feitas na Agência Municipal do Trabalhador (AMT), na Praça Ubaldo Ramalhete, Centro Histórico. O telefone para informações é (27) 3132-5313. A previsão para 2014 é de que sejam geradas 1.000 vagas e, novamente, serão cursos de longa duração e gratuitos.
Na ATM, são ofertados dois programas: o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Senai, destinado a pessoas de baixa renda. Além das salas da agência no Sambão, também serão disponibilizadas as Unidades Móveis, que vão compor o atendimento. O telefone da Agência de Treinamento Municipal (ATM) é 3322-4092.

Carência

Segundo o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Paulo Renato Fonseca Júnior, há carência de mão de obra qualificada e, ao mesmo tempo, uma boa oferta de trabalho em um mercado que busca talentos e competências específicas. Ele destacou que haverá todo suporte para que o aprendizado seja de acordo com a expectativa dos participantes e dos empregadores.
Paulo Renato explicou que a parceria da Prefeitura com as entidades criará oportunidades em setores fortes e consolidados na economia de Vitória, como a indústria, a prestação de serviços, a tecnologia e a moda. "Nosso Estado é vitrine de negócios e investimentos, merece estar preparado".
Boa parte dos cursos ofertados, de acordo com o secretário, foi direcionada para áreas fundamentais à harmonia e ao desenvolvimento das agremiações. "O Carnaval é um dos maiores eventos do Estado e mobiliza os mais diversos setores. O evento cresce, mobiliza milhares de pessoas, prestadores de serviços e a mídia e precisa se profissionalizar cada vez mais para se tornar autossustentável, um grande negócio digno dos recursos públicos e privados investidos estrategicamente", avaliou.
A ATM teve também o apoio da Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses), dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e servirão também aos moradores de Mário Cypreste, Santo Antônio, Caratoíra e outros bairros próximos.
Kadidja Fernandes
Carpinteiro trabalhando
Carpinteiros ainda contam com vagas abertas na Agência de Treinamento
Fábio Nunes
Carnaval 2013 - Escola MUG - Mocidade Unida da Glória
Cursos vão permitir a profissionalização de pessoas que trabalham no Carnaval Ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário