Sítio Batalha também terá estação com três bombas
Vila Velha ganhará mais duas importantes obras para evitar alagamentos e garantir mais segurança e tranquilidade à população no período de chuvas. São duas Estações de Bombeamento de Águas Pluviais – EBAPs no Canal da Costa e Sítio Batalha. Mais de 150 mil habitantes de 11 bairros de Vila Velha serão beneficiados. O investimento é de aproximadamente R$ 15,5 milhões de recursos próprios, beneficiando moradores de Itapuã, Itaparica, Cocal, Boa Vista I, Boa Vista II, Nova Itaparica, Divino Espírito Santo, Cristóvão Colombo, Soteco, parte da Praia da Costa e parte do Centro de Vila Velha. O edital para contratação da empresa que irá realizar as obras deve ser aberto ainda este mês e as estações devem ser concluídas em até dez meses após o início da construção.
A Estação de Bombeamento de Águas Pluviais do Canal da Costa – EBAP1, que será construída ao lado do Shopping Praia da Costa, embaixo da alça da Terceira Ponte, terá dez bombas e capacidade para bombear 15m³/s de águas da chuva. Já a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais de Sítio Batalha – EBAP2, terá três bombas e capacidade para bombear 2,6 m³/s de água. A estação será situada também próximo ao Shopping, do outro lado da pista, às margens da avenida Carioca.
Com esses sistemas, será possível regularizar o nível das águas do Canal da Costa durante todo o ano, minimizando os alagamentos nos bairros situados na bacia, que possui uma área de 9,47 km² cujo escoamento das águas pluviais se processa por um canal com extensão de 6.200 km, desde sua foz até o bairro Santa Mônica. O anúncio desse importante investimento para o município foi feito na noite desta terça-feira (13) durante uma audiência pública na sede da Associação de Moradores de Itapuã. “A Estação de Bombeamento do Canal da Costa faz parte de um conjunto de ações para minimizar o sofrimento do cidadão no período de chuvas. A entrega vai beneficiar milhares de moradores que residem nos bairros cortados pelo canal, que tem uma extensão de sete quilômetros”, afirmou o prefeito Rodney Miranda.
Funcionamento das estações
A Estação de Bombeamento do Canal da Costa – EBAP 1 terá suas comportadas fechadas durante as chuvas intensas e a água do Canal será bombeada no sentido da foz, para que tenha vazão e siga para o mar. Também no período de chuvas, o nível do Canal da Costa sobe e a água retorna para as manilhas da rede de drenagem de Sítio Batalha, inundando as ruas. A rede de drenagem de Sítio Batalha será refeita e conectada à Estação, que irá bombear a água para o Canal da Costa.
SEMCOM
Prefeitura de Vila Velha (ES)
Telefones: (27) 3389-9979
www.vilavelha.es.gov.br




Nenhum comentário:
Postar um comentário