sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Servidores municipais de Vitória aprendem sobre os benefícios das plantas medicinais para a saúde

Publicada em 23/10/2015, às 14h34

Diego Alves
Oficina de Naturezaterapia
Servidores participaram da oficina "Naturezaterapia" no auditório do Ipamv(Ampliar imagem)
Oficina de Naturezaterapia
Doutora Henriqueta ensinou os servidores a produzir aromatizadores com base em plantas medicinais(Ampliar imagem)
Os servidores municipais tiveram a oportunidade de participar de mais uma atividade preparada especialmente para o mês de outubro, quando se comemora o Dia do Servidor (28). Nesta sexta-feira (23), aconteceu a oficina "Naturezaterapia", no auditório do Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Vitória (Ipamv), em Bento Ferreira.
A atividade começou com um momento de meditação e relaxamento, conduzido pelo psicólogo Idelmar Antonio Cipriano. Em seguida, a homeopata da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) Henriqueta Sacramento conduziu uma oficina de aromaterapia, na qual os participantes aprenderam sobre as propriedades medicinais dos óleos essenciais extraídos de plantas.
Na segunda etapa da atividade, a médica ensinou os servidores a produzir aromatizadores para ambientes com base em óleos essenciais e em plantas desidratadas. "O objetivo dessa oficina é ajudar os servidores a obter autoconhecimento e também a conhecer melhor as potencialidades das plantas medicinais para a saúde", explicou Henriqueta.
A servidora da Secretaria Municipal de Educação (Seme) Terezina Gasparini Selvatici aprovou a oficina: "Há algum tempo eu busco alternativas para ter qualidade de vida. Achei a oficina uma excelente oportunidade de aprender mais sobre como a natureza pode nos ajudar nisso, principalmente a amenizar a ansiedade. Eu trabalho no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Theodoro Faé e acredito que o estado do profissional influencia muito nas crianças. Para passar calma e equilíbrio para as crianças, precisamos estar em equilíbrio".
O projeto Florescer integra o Programa de Valorização do Servidor, promovido pela Coordenação de Promoção a Saúde do Servidor da Secretaria Municipal de Administração (Semad). "O Florescer foi criado com o intuito de trabalhar a parte psicoemocional dos servidores e, em sua nova fase, inaugurada hoje com essa oficina, busca aliar a natureza à saúde emocional", explicou a coordenadora de Promoção a Saúde do Servidor, Amina Salume Cerqueira.


Informações à imprensa:

Secom - Prefeitura de Vitória | Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Com colaboração de Paula Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário