sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Seminário reúne gestores de escolas estaduais e debate gestão escolar voltada para melhoria do aprendizado



29/10/2015 - 15:48
 
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Com foco na melhoria do desempenho educacional 
dos estudantes da rede pública capixaba, foi realizado, 
nesta quarta-feira (28), o Seminário Estadual de 
Gestão Escolar para Resultados de 
Aprendizagem. Especialistas debateram o tema 
gestão escolar e compartilharam experiências com 
cerca de 250 agentes públicos da política 
educacional capixaba dentre diretores de 
escolas, supervisores, superintendentes regionais 
e equipe técnica do governo estadual.

O seminário faz parte do processo formativo dos 
gestores das escolas participantes do Projeto 
Jovem de Futuro implementado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com o 
Instituto Unibanco, que iniciou neste ano os trabalhos em 151 escolas, beneficiando mais de 72 mil 
estudantes do Ensino Médio. Ao longo de quatro anos toda a rede pública de Ensino Médio do Estado 
será contemplada.

O secretário do Estado da Educação, Haroldo Rocha, abriu o evento falando sobre a importância do
 projeto. “Planejamento, objetivos claros, metas e organização, são essenciais para que o resultado 
seja a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Estamos aqui para alinhar e propor estratégias para
 que os estudantes aprendam cada vez mais e melhor. Precisamos motivá-los, eles precisam ter 
sonhos e projetos de vida, para que possam querer aprender. Com o Jovem de Futuro, que 
tem uma metodologia construída, os diretores passarão a serem líderes, onde trabalhando todos os 
dias, com método, vamos alcançar o objetivo principal, que é a melhoria da aprendizagem”, destacou.

O Seminário tem por objetivo promover uma discussão sobre o papel da gestão escolar para a 
melhoria da qualidade da educação pública.

O superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, falou sobre Gestão Escolar 
para resultados de aprendizagem: direitos, autonomia e equidade e destacou a importância de 
hierarquizar processos para tornar a aprendizagem dos estudantes mais potente. "Uma boa gestão 
implica em qualidade da educação. É preciso um olhar de gestão escolar voltado para melhorar os 
resultados de aprendizagem dos estudantes. Para isso, é importante construir métodos, incorporar 
modos de trabalho no cotidiano da escola que operem a serviço do pedagógico", disse.

Promovendo um debate sobre o papel da gestão escolar para a melhoria da qualidade da educação
 pública duas especialistas compartilharam as experiências vivenciadas em outros estados.

A assessora especial da Subsecretaria de infraestrutura e Tecnologia da Secretaria de Estado da 
Educação do Rio de Janeiro, Julia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna e a coordenadora de 
Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação do 
Ceará, Maria Elizabete de Araújo, mostraram experiências estaduais de gestão escolar com 
resultados de aprendizagem.

Para a diretora Adriana Bonatto Merlo, da Escola Estadual Antônio dos Santos Neves, de Boa 
Esperança, “a equipe escolar recebeu bem o programa e a sua metodologia. Estamos muito confiantes
 na melhoria dos resultados. O encontro está sendo motivador para a concretização das ações pensadas
 pela equipe para garantir a melhoria da aprendizagem dos nossos alunos”, contou.

“O Jovem de Futuro nos permite ter foco e objetivo para melhorar o trabalho do gestor e da escola.
 Teremos bons resultados com o envolvimento dos alunos, vamos mudar e melhorar a aprendizagem 
dos estudantes capixabas. A metodologia é muito positiva e as capacitações estão nos mostrando que cada 
vez mais somos capazes”, destacou o diretor Vilmar de Brito da Escola Estadual Monsenhor Miguel 
Sanctes, de Guaçuí.

À tarde, o professor Alexsandro Santos, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e 
coordenador acadêmico da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, fez uma palestra 
sobre a autonomia da escola.

Durante o evento também foram apresentados os diagnósticos da situação encontrada nas escolas da 
rede estadual, que estão participando do Programa, onde aparecem as dificuldades da gestão escolar.

A programação foi encerrada com uma atividade em grupos de trabalho, na qual os participantes 
aprofundaram a reflexão e apropriação do conteúdo formativo sobre gestão escolar.

Jovem de Futuro

O programa Jovem de Futuro utiliza o conceito de Gestão Escolar para Resultados (GEpR).

O projeto apresenta para os gestores escolares estratégias e instrumentos que tornam seu trabalho
 mais eficiente, criativo e produtivo. Seus princípios orientam para um trabalho com foco nos 
resultados positivos de ensino e de aprendizagem.

A principal maneira que o Jovem de Futuro propõe para efetivar a gestão focada em resultados na escola 
é a construção de um Plano de Ação, que é um importante instrumento para a materialização do 
planejamento participativo na escola. É por meio dele que a comunidade escolar traça o que é preciso 
fazer, de acordo com o seu diagnóstico, para alcançar os resultados esperados.

O programa é realizado pela Sedu com apoio do Instituto Unibanco, que é uma das instituições 
responsáveis pelo investimento social privado do conglomerado Itaú Unibanco, que tem como foco de 
atuação contribuir com a melhoria da qualidade da educação pública brasileira.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo/ Flávia Zambrone
vbcamargo@sedu.es.gov.br/ fpzambrone@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 7707 / 99703-7815

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