terça-feira, 27 de outubro de 2015

Oficina une pais e filhos para fazer brinquedos no Cras Região Inhanguetá, Vitória


Publicada em 27/10/2015, às 10h45

Wilbert Silva
Oficina momento mágico
Cras Região Inhanguetá promoveu oficina que reuniu pais e filhos(Ampliar imagem)
Wilbert Silva
Oficina momento mágico
Elizangela levou a pequena Eloah para participar da oficina(Ampliar imagem)
Em uma manhã lúdica e interativa envolvendo pais e filhos, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Região Inhanguetá promoveu, nesta terça-feira (27), a oficina "Momento Mágico" para as famílias acompanhadas.
O objetivo da atividade, desenvolvida em parceria com o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Eldina Maria Soares Braga, do bairro Grande Vitória, foi resgatar os vínculos familiares e sociais dos participantes e levar conscientização sobre a preservação do meio ambiente.
A oficina foi realizada com materiais recicláveis, como garrafas plásticas, pompons, lantejoulas coloridas, milho de pipoca, feijão e arroz fora da validade, tampinha de cola quente e clipes coloridos.
A assistente social do Cras e idealizadora da oficina, Aline Guimarães de Castro Oliveira, destacou a importância da atividade. "A ideia é fortalecer o vínculo entre pais e filhos, lembrando a primeira infância (de 0 a 6 anos). Hoje, estamos trabalhando com crianças de até 2 anos. Os brinquedos são garrafas sensoriais, que trabalham a percepção da audição, da visão e do tato. No meio da oficina, trazemos cartazes com alguns dizeres para fortalecer as relações entre os familiares: 'Eu te amo'; 'Um abraço' e 'Um beijo'. Tudo para fortalecer o vínculo através de uma atitude que pode fazer a diferença na vida da criança".

Interação

A diretora do Cmei Eldina Maria Soares Braga, Vilma Maria Vaz, aprovou a iniciativa e disse que a oficina foi muito importante para os alunos. "Foi a primeira experiência do Cmei junto com o Cras. Eu fiquei encantada com as famílias participando e produzindo com os materiais recicláveis junto de seus filhos. Percebia afetividade, pois a vida é tão corrida e, às vezes, os pais não têm tempo de brincar com seus filhos. Hoje, eles pararam e interagiram. Muito bacana esse vínculo construído hoje".
O coordenador da Cras Região Inhanguetá, Vinicius Gonzalez, falou da proposta da atividade: "Além de proporcionar o resgate familiar e a integração afetiva e emocional entre os pais e filhos, estimulamos o desenvolvimento afetivo e cognitivo das crianças".

Laços afetivos

Elizangela Cabral de Azevedo, de 30 anos, que é mãe da Eloah Vitória, de 1 ano e 10 meses, disse que participar da oficina ajudou a reforçar os laços familiares: "Achei muito importante para reforçar nossos laços familiares e afetivos. Sempre que tenho tempo procuro estar perto dela. Eu fico mais calma e mais feliz com ela crescendo perto de mim".
Cristiane Gomes, 25, participou da oficina ao lado do filho Vitor do Espírito Santo Martins, de 2 anos. "É muito bom participar da vida dele. Principalmente eu, que estudo e trabalho. Todas as atividades que posso, tento participar um pouquinho, brincando e cuidando dele".
José Amâncio, 40, esteve junto de Beatriz Cardoso de Souza, de 1 ano e 8 meses, e aprovou a atividade: "Acho essa atividade de extrema importância para o desenvolvimento dela, como agir e pensar e depois como irá se tornar como cidadã".

Proxima ação

A próxima ação do Cras Região Inhanguetá será voltada ainda para o Dia das Crianças, nesta quinta-feira (29), às 9 horas, na pracinha do bairro Universitário. O Cras funciona na rua Flamboyants, 176, em frente à subida do reservatório da Cesan.
Wilbert Silva
Oficina momento mágico
Diretora Vilma Maria Vaz disse que oficina foi importante para promover a integração entre pais e filhos(Ampliar imagem)
Wilbert Silva
Oficina momento mágico
Vinicius explicou que a oficina também estimulou o desenvolvimento afetivo e cognitivo das crianças(Ampliar imagem)

Informações à imprensa:

Paula M. Bourguignon (pmacbourguignon@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3345-2617 / 98889-5564
Com edição de Matheus Thebaldi


Nenhum comentário:

Postar um comentário