quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Pedeag 3: Cadeia produtiva da apicultura é tema de oficina de trabalho em Fundão


29/10/2015 - 13h11min

Criadores de abelha, representantes de associações, apicultores e produtores rurais participaram da oficina do Plano de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba, o Pedeag 3, sobre a cadeia produtiva da apicultura, realizado na tarde desta quarta-feira (28), na Câmara Municipal de Fundão.

O especialista convidado foi engenheiro agrônomo, mestre em agronomia, apicultor e chefe do escritório do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) do município de Águia Branca, Eduardo Tigre do Nascimento, que ressaltou a transformação e evolução do setor desde 2008. “Nós aumentamos muito nossa média produtiva e hoje chegamos ao ponto de nos unir para que a atividade ganhe ainda mais força. Esse é o nosso primeiro Pedeag sobre apicultura, é um momento de discutir quais as ferramentas serão adotadas para que o apicultor saia da informalidade” ressaltou Eduardo.

Hoje no Espírito Santo mais de 1.200 famílias estão envolvidas na apicultura produzindo 1.000 toneladas de mel por ano. As abelhas são responsáveis por 70% da polinização das culturas agrícolas. Mas vários desafios são enfrentados pelos apicultores. Ronalso Tomazelli é apicultor do município de Jaguaré há 20 anos e falou sobre o uso abusivo de agrotóxicos. “Minha maior preocupação é o veneno que é jogado nas plantas, isso impede a florada e mata as abelhas”.

Sobre a Fecapis

A Federação Capixaba das Associações de Apicultores (Fecapis) foi fundada no dia 22 de abril de 2010 no município de Viana, Região Metropolitana da Grande Vitória. E uma das missões é fortalecer a cadeia produtiva da apicultura no Espírito Santo. Para o presidente da Fecapis, Eraldo Ângelo, é mostrar ao produtor a importância de agregar valor para agricultura familiar. “Hoje somos em 15 municípios organizados, capacitados para trabalhar nessa atividade, e participar da oficina é de grande valia para que o nosso Estado seja reconhecido nacionalmente pelo mel que produzimos. Somos exemplo para outros Estados”.

O Pedeag 3

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) está definindo as prioridades do setor agrícola para os próximos 15 anos. O Pedeag 3 conta com a participação de representantes das diversas cadeias produtivas do agronegócio, produtores rurais, pesquisadores, professores e lideranças cooperativistas e de associações produtivas. São mais de 50 oficinas de trabalho, que servirão de base para a construção do Planejamento Estratégico da agricultura capixaba.

Durante as oficinas, os participantes recebem um questionário de avaliação dos principais desafios e oportunidades de sua cadeia produtiva específica. Todo esse material recolhido presencialmente e também pela internet (www.pedeag.es.gov.br) será usado para subsidiar a elaboração do Pedeag 3, que contará ainda com entrevistas qualitativas que serão feitas com mais de 100 especialistas. Até agora, mais de 2,5 mil pessoas já passaram pelas oficinas e mais de 1,5 mil questionários foram respondidos.

O Pedeag 3 será formulado a partir da análise de cenários e da elaboração de diagnósticos, identificando oportunidades e desafios, estabelecendo objetivos e metas e definindo planos de ação e projetos, com foco na geração de melhores resultados para o agronegócio capixaba. Tudo isso alinhado com a análise de temas transversais, tais como capital humano, sustentabilidade, tecnologia e capacidade de inovação, organização da produção, logística e comercialização, dentre outras.

O primeiro Pedeag foi elaborado em 2003, a partir de uma iniciativa pioneira na história recente da agricultura capixaba. Logo se transformou na principal ferramenta de planejamento do setor agrícola do Estado. Em 2008, a Secretaria de Estado da Agricultura elaborou o Novo Pedeag, mantendo as linhas e diretrizes da primeira versão, mas aprofundando a visão estratégica por culturas e regiões capixabas. O Pedeag 3 vai atualizar as diretrizes e metas, com base nos pilares do empreendedorismo, da sustentabilidade e da inovação.

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27)3636-3700
Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf e Ceasa)
Tatiana Caus e Vanessa Capucho
Texto: Vanessa Capucho
Telefones: (27) 3636-3673/59/ (27)98817-4783

Nenhum comentário:

Postar um comentário