sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Santa Maria de Jetibá recebe oficina do Pedeag sobre olericultura

Incaper

23/10/2015 - 15h09min

A cadeia produtiva, os desafios e as oportunidades da olericultura para os próximos anos estiveram em debate na oficina de trabalho do Pedeag 3, realizada na Câmara Municipal de Santa Maria de Jetibá nesta sexta-feira (23). Na ocasião, também ocorreu o lançamento do livro “Gengibre”, de autoria de profissionais do Incaper. Durante a oficina, foram aplicados questionários técnicos que servirão de base para o Planejamento da agricultura capixaba.

A olericultura tem a sua maior concentração na Região Serrana do Estado, onde a produção é predominantemente da agricultura familiar. Envolve cerca de 59.900 agricultores, numa área de 23.810 ha e uma produção que alcança 967.406 t. Em 2014 foi feito um levantamento e a renda chegou a R$ 1,2 bilhão sendo os principais produtos o tomate, o repolho, a alface, o inhame e o chuchu.

Cintia Bremenkamp, extensionista do escritório do Incaper de Santa Maria de Jetibá, falou sobre a cadeia produtiva da olericultura e as demandas do setor. “Um dos nossos principais desafios são as organizações da cadeia produtiva da olericultura, que é bem abrangente, contendo mais de 50 culturas, e a organização dos agricultores, aliadas à disponibilidade de mão de obra e questões ambientais, principalmente, relacionados à qualidade e à escassez da água especialmente nesse momento de crise hídrica”.

O produtor de Santa Leopoldina Darci Gurtler disse que a realização da oficina do Pedeag é importante porque é o momento em que a opinião do produtor é valorizada. “Através das informações que recebemos, nós vamos poder melhorar nossa produção”, relatou.

Pedeag 3
O Pedeag 3 é a principal ferramenta de planejamento do setor agrícola do Estado. Até novembro, serão realizadas 52 oficinas de trabalho sobre as principais cadeias produtivas do agronegócio capixaba, que servirão de base para a formulação de um plano de ação para os próximos 15 anos. As oficinas também estão discutindo temas transversais, como capital humano, tecnologia e capacidade de inovação, organização da produção, logística e comercialização, dentre outros.

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
27 98849-9814 - 27 3636-3700

Assessoria de Comunicação da Ceasa-ES
Daniel Borges
Texto: Luciana Silvestre 
27 3636-3689 / 27 98849-5626

Nenhum comentário:

Postar um comentário