sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Escola Municipal de Vila Velha cria sistema para cuidar de horta e plantas com água de reuso


 
 
Os alunos da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Guilherme Santos, em Santa Inês, estão aprendendo na prática as muitas maneiras de se viver de forma sustentável, cuidando da natureza e do ambiente em que vivem, além da importância do consumo consciente da água. Isto porque, o professor de Ciências Biológicas da escola, José Carlos Fernandes Guilherme Santo, idealizou o projeto ‘Tanque Ecológico’, que consiste no reuso da água utilizada para lavar as verduras e hortaliças da horta cultivada na própria escola, usando criatividade e baixo custo de equipamentos.
 
O sistema funciona de maneira simples. Em uma das três pias existentes na cozinha são lavadas apenas as frutas, verduras e hortaliças servidas aos estudantes e que são colhidas na horta da escola. Deste modo, sem o uso de detergentes ou qualquer produto químico, a água segue por canos instalados ao longo da parede externa da cozinha e cai dentro de um tanque posicionado do lado de fora do local. A água do tanque é reutilizada pelos alunos para cuidar da horta, plantas e jardim da escola.
 
“A água de reuso é pura e contém apenas um pouco de terra dos próprios produtos retirados da horta, que é orgânica, já que não usamos agrotóxicos. Os alunos estão aprendendo a cuidar da natureza vendo a importância, por exemplo, de não matar a joaninha que encontram nas plantas, como faziam antes, porque agora sabem que ela come os ovos da borboleta, os mesmos que vão se transformar em lagarta e depois comer as hortaliças da horta. Também estão descobrindo que podemos ter um consumo consciente da água e o que aprendem aqui na escola levam para casa e para a vida”, considera o professor José Carlos.
 
Ações de sustentabilidade - O ‘Tanque Ecológico’ faz parte de um outro projeto, o de Paisagismo e Alimentação Saudável, desenvolvido na Umef Guilherme Santos pelos coordenadores e monitores do Programa Mais Educação. O projeto é amplo e engloba várias ações de sustentabilidade, como a criação de um jardim onde são aproveitados pneus e mudas doadas pela comunidade.
A diretora da Umef, Tanea Aparecida Goltara, explicou que outra mudança alcançada por intermédio do projeto é na alimentação das crianças. Os alunos que tinham resistência à merenda escolar e não gostavam de legumes e verduras, agora estão experimentando os alimentos que eles mesmo cultivam na horta da escola.
 
“Queremos despertar nos nossos alunos não só o interesse por bons hábitos alimentares, mas por uma vida com atitudes sustentáveis, sabendo utilizar bem os recursos naturais, sem desperdiça-los. São experiências que estes jovens vão poder reproduzir ao longo da vida”, acredita Tanea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário