quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Mais de 300 mil mudas já foram produzidas pelo Viveiro Municipal de Alfredo Chaves




Mais de 215 mil mudas de árvores nativas, ornamentais e frutíferas já foram distribuídas no Viveiro Municipal, localizado na sede de Alfredo Chaves. Outras 85 mil estão prontas param serem doadas à população. E os servidores do espaço estão preparando para plantar milhares de mudas de árvores frutíferas que serão entregues aos alunos das escolas municipais.
A maior parte dos recursos investidos na manutenção do viveiro provém de doações das pessoas que solicitam as mudas. O objetivo principal do projeto é doar as mudas para serem plantadas em locais que possivelmente irão recuperar e manter nascentes no município.
O agricultor Firmino Canal, 64, da comunidade do Cedro solicitou e já recebeu mudas de café Arábia. “Irei plantar em minha propriedade e qualificar a produção. Essas mudas são de excelente qualidade, resistentes a muitas pragas”, disse satisfeito.
Conforme o coordenador, Itagiba Mattos, o Viveiro Municipal conta com dois espaços e pretende construir o terceiro. “Temos dois espaços, o maior para a produção de diversas plantas que são doadas à população. Já o segundo, são produzidas mudas de maior porte que serão plantadas em áreas públicas e na fazenda municipal. Pretendemos construir o terceiro”, disse.
Para a construção do terceiro local, a Prefeitura firmou convênio com a Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves (Clac). Neste novo espaço serão cultivadas mudas de árvores nativas, exclusivamente para agricultores produtores de água. “Nossa intenção é recuperar diversas nascentes no município e em outros lugares da Bacia Hidrográfica do Rio Benevente”, destacou o secretário de Agricultura, Antônio Carlos Petri.
Para requerer as mudas, os interessados devem comparecer ao local e assinar um termo de compromisso, se responsabilizando em plantá-las em até quinze dias. “A pessoa tem que cumprir a determinação para conseguir novamente ser atendido”, explica o coordenador.
O viveiro municipal funciona na Fazenda Municipal, próximo ao parque de exposições,  e está aberta das 8h às 16h, de segunda a sexta. O telefone de contato e o da Secretaria de Agricultura 3269-2717. Atuam no local os servidores Itabiba Mattos, Rafael Costa Pina, Paulo Cesar Domingues e Bento Ricieri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário