terça-feira, 27 de outubro de 2015

Cmeis da Serra iniciam novas matrículas no dia 09/11


Cmeis da Serra iniciam novas matrículas no dia 09/11
Texto: Tania Mariano
Foto: Divulgação/PMS
Durante as próximas duas semanas, até o dia 6 de novembro, a Secretaria de Educação da Serra (Sedu) estará divulgando junto à comunidade escolar e à comunidade local sobre o processo de organização e o período de matrículas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) do município.
As matrículas de novos alunos nos Cmeis para 2016 serão realizadas seguindo um cronograma, de acordo com a faixa etária da criança, e que foi definido pela Portaria N Nº 009/2015, onde constam também todos os detalhes sobre como proceder e a documentação exigida. Confira a íntegra da Portaria no arquivo em anexo.
Para o Grupo IV (de 4 anos a 4 anos e 11 meses) e Grupo V (de 5 anos a 5 anos e 11 meses) as matrículas novas serão efetuadas de 09 a 18/11. Já para as crianças do Grupo I (de 0 a 1 ano e 11 meses); Grupo II (de 2 anos a 2 anos e 11 meses); e Grupo 3 (de 3 anos a 3 anos e 11 meses), as novas matrículas serão de 21 a 25/11.
Os dois primeiros grupos são prioritários porque, devido à exigência da legislação, a partir do próximo ano, os municípios serão obrigados a oferecer matrículas para todas as crianças de 4 e 5 anos, completos ou a completar até 31/03/2016.
O Cadastro de Reserva no município da Serra é feito de forma permanente e este é o critério para se conseguir uma vaga nas creches municipais. Os Cmeis da Serra funcionam de segunda a sexta-feira, em dois turnos: de 7 às 11 horas e de 13 às 17 horas.
Atualmente o município da Serra tem 61 Cmeis que atendem a 18.420 crianças. A Prefeitura da Serra está construindo 14 novos unidades de educação infantil, sendo que quatro já foram concluídos e dois já estão em funcionamento. 
“Na próxima semana, vamos inaugurar o Cmei Vista do Mestre, com 120 vagas, e até o final deste ano outros cinco serão inaugurados. Com essas seis creches, serão criadas mais 1.300 novas vagas”, comemora a secretária de Educação Vera Castiglioni.
Em 2016, outras unidades de educação infantil estão previstas para começar a serem construídas. No total, serão aproximadamente 3 mil novas vagas.
Ensino Fundamental
Nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), o período de matrículas ainda não foi definido, pois será feito em conjunto com o Governo do Estado, que ainda não publicou Portaria divulgando o calendário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário