sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Defeso: operação conjunta apreende 85 kg de caranguejo-uçá em Vitória


Publicada em 23/10/2015, às 14h46

Divulgação Semmam
Apreensão caranguejo
Caranguejos estavam presos em redes de pesca
O período de defeso do caranguejo-uçá vai até o dia 30 de novembro. Para coibir a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e/ou a comercialização de caranguejo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) tem realizado ações de fiscalização.
Em 2 de outubro, segundo dia do defeso, a equipe realizou uma operação conjunta com o Instituto O Canal, a Associação Ambiental Voz da Natureza, as polícias Ambiental e Civil, a Capitania dos Portos e as Prefeituras de Vila Velha, Serra e Cariacica.
Às 7 horas, as equipes saíram da Ilha da Fumaça em cinco embarcações com destino à Ilha das Caieiras. Ao longo do percurso, foram apreendidos 85 kg de caranguejo-uçá, totalizando, aproximadamente, 500 caranguejos, a maioria fêmea. Os crustáceos foram capturados com o uso de armadilha do tipo redinha – prática que é proibida por lei. Além disso, foram confiscadas seis redes tarrafas e duas de espera.

Defeso

O artigo 1° da Portaria IBAMA n° 52 informa a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e/ou a comercialização de caranguejo estão proibidos entre 1° de outubro e 30 de novembro.
Divulgar e conscientizar sobre o início do período de defeso também foram alguns dos objetivos da inspeção. O defeso compreende o período de crescimento do caranguejo, quando ele passa por um processo de muda, formando uma nova carapaça. 


Informações à imprensa:

Secom - Prefeitura de Vitória | Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Com colaboração de Syria Luppi

Nenhum comentário:

Postar um comentário