quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Chuva: na Serra cuidado com a dengue deve ser redobrado

Chuva: cuidado com a dengue deve ser redobrado

Texto: Simone Delevedove
 Foto: Divulgação/PMS
Com a previsão do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para períodos de chuvas nos próximos dias, um cuidado deve ser redobrado pelos moradores. Não deixar água parada para não ter uma conseqüente proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue.
De acordo com o levantamento mais recente da Vigilância Epidemiológica do município da Serra, até a 42ª Semana Epidemiológica deste ano foram notificados 3.664 casos de dengue. No mesmo período de 2014, foram notificados 4.584 casos da doença no município.
O período chuvoso exige cuidados redobrados, conforme afirma o secretário de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin. “Com as chuvas, que formaram focos de água parada, a população precisa ficar ainda mais atenta para evitar a proliferação do mosquito”, reforça o secretário.
As visitas domiciliares estão sendo intensificadas e os agentes estão orientando a população a não deixar água parada em plantas, caixas d’água sem tampa, copos plásticos entre outros utensílios em quintais.
Nessas visitas, além da aplicação de inseticidas em focos de larvas, os agentes de controle de endemias também fazem recomendações para que os depósitos alternativos de água sejam devidamente tapados. O município também realiza a telagem de caixas d’água.
De acordo com a superintendente da Vigilância em Saúde, Kelly Rose Areal, “ações de educação em saúde são realizadas durante o ano inteiro. O ponto mais importante é conscientizar a população para não deixar água parada em local nenhum”, afirmou.
A superintendente afirma ainda que “o mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso, é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso a residência tenha quintal, não deixar vasilhames e copos cheios de água”.
De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, as formas de combate ao mosquito são simples, como: não deixar água acumulada; não deixar garrafas cheias de água; não jogar lixo em local inadequado; não deixar caixa d'água sem tampa e nem depósitos alternativos; trocar a água dos vasos de plantas aquáticas ou colocar areia no fundo do prato; lavar vasilhames de animais, manter o lixo em sacos plásticos e bem fechado; entre outras ações.
A Vigilância Ambiental em Saúde mantém os serviços do Disque Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O morador que quiser realizar alguma denúncia de foco de mosquito transmissor, sem se identificar, deve ligar para o telefone 3228-5394. Nesse telefone, o morador também solicita visitas domiciliares, telagens de caixas d’água, orientações relacionadas à dengue, entre outros. 
Os sintomas
Todos os vírus da dengue causam os mesmos sintomas: forte dor de cabeça, dor ocular, nas articulações, dor muscular, erupção cutânea e febre.  Os sintomas duram de 5 a 7 dias.
Tratamento e prevenção
Ainda não há vacinas ou medicação específica para tratamento da dengue. Entre as recomendações para o paciente estão: descansar e beber bastante líquido para evitar a desidratação. O uso de analgésicos e antitérmicos específicos para tratar os sintomas deve ser recomendado por um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário