quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Sesa monitora qualidade da água do município de Serra

Sesa monitora qualidade da água do município

Texto: Simone Delevedove
 Foto: Divulgação/PMS
A Secretaria de Saúde da Serra (Sesa), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa Vigiágua, monitora a qualidade da água para consumo humano, distribuída para a população do município.
O monitoramento da qualidade da água é feito apor meio da coleta de 53 amostras mensais, que são enviadas para o Laboratório Central da Secretaria Estadual de Saúde (LACEN/ES) para aferição dos parâmetros Turbidez, PH, Flúor, Coliformes Totais e bactéria Escherichia coli.
Além disso, também são monitorados outros parâmetros relacionados aos mananciais onde é feita a captação da água bruta (antes de passar pelo tratamento), apoio na investigação de surtos de doenças de transmissão hídrica e alimentar.
Para a coleta das amostras de água são priorizados os locais de grande aglomeração de pessoas, como unidades de saúde, hospitais, instituições de ensino (creches e escolas) e terminais rodoviários. As coletas são feitas na entrada dos estabelecimentos, logo após o hidrômetro, visando monitorar a qualidade da água servida pelo sistema municipal de abastecimento de agua.
Sempre que verifica-se um parâmetro fora dos padrões de potabilidade, o responsável pelo tratamento e distribuição da água é comunicado para a imediata correção.
As áreas que não possuem água tratada, localizadas na zona rural, também são alvo de monitoramento pelo Programa Vigiágua, recebendo orientações e frascos com Hipoclorito de Sódio a 2,5% para a desinfecção domiciliar da água.
Alguns cuidados são necessários, pois a água contaminada pode conter um grande número de agentes causadores de doenças, tais como a diarréia, gastroenterite, hepatites A e E, cólera, giardíase, amebíase, verminoses, febre tifóide, toxoplasmose, e outras que podem agravar-se e colocar em risco a vida da pessoa, dependendo da sua situação de saúde.
Vale ressaltar que a responsabilidade pela qualidade da água após a chegada no estabelecimento ou residência é de responsabilidade do proprietário.
Para que a qualidade da água seja mantida, é importante a adoção das seguintes medidas:
- Higienizar os reservatórios de água (limpeza e desinfecção), no mínimo a cada seis meses;
- Trocar os elementos filtrantes dos filtros e bebedouros, no mínimo a cada seis meses;
- Periodicamente verificar os encanamentos de água para identificação e correção de vazamentos e avarias que podem contaminar a água ou levar ao seu desperdício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário