quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Dia Nacional do Livro: atividades variadas marcam a data na Serra


Dia Nacional do Livro: atividades variadas marcam a data na Serra
Texto: Tania Mariano
Foto: Divulgação/PMS
O Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, está sendo comemorado na Serra de várias formas. A proposta principal é valorizar a leitura e estimular esse hábito entre os alunos da rede pública municipal.
Durante toda essa semana, várias escolas estão realizando programações especiais, com rodas de leitura e outras atividades. Também foi incrementada a chamada “leitura deleite”, onde as crianças se apropriam das histórias, por meio de dramatizações, visando despertar o prazer de ler.
Nesta quinta-feira, algumas unidades realizaram ações no dia do livro e desempenham trabalho efetivo na biblioteca escolar. Foi o caso da Emef Altair Siqueira, localizada em Jardim Limoeiro, que marcou a data realizando uma grande ação na escola sobre literatura, envolvendo todos os professores e estudantes. A Emef Dom Helder Pessoa Câmara, de Parque Jacaraípe, também teve uma programação especial.
No entanto, a subsecretária Municipal de Educação, Lêda Calente, alerta que isso já faz parte do cotidiano dos alunos da rede. “O estímulo à leitura faz parte da proposta pedagógica das escolas municipais e já é muito utilizada durante todo o período letivo”, complementa.
Autores da Serra
Desde o início desta semana, a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) está distribuindo para as escolas da rede 1.271 livros do acervo literário produzido pelos artistas beneficiados pela Lei Chico Prego de Incentivo à Cultura.
São livros de vários gêneros, como poesia, contos, crônicas, ficção e história, que irão para as 41 unidades de ensino que possuem biblioteca. Cada escola receberá 31 exemplares, que ficarão disponíveis para serem locados pelos alunos.
Doações
Para incrementar o acervo das bibliotecas públicas do munícipio, as doações de livros e revistas também são muito bem-vindas.
As duas bibliotecas municipais da Serra, localizadas em Serra-Sede e Valparaíso, aceitam doações de revistas e gibis recentes, além de livros de diversos gêneros, todos em bom estado de conservação.  Para doar, basta que a pessoa se dirija a uma das duas bibliotecas com um documento pessoal e entregue os livros.
A biblioteca do Centro de Formação Professor Pedro Valadão Perez, da Secretaria Municipal de Educação da Serra (Sedu) recebe doações (apenas livros de literatura e paradidáticos), que passam por uma triagem e depois são distribuídos para as escolas da rede.
Localizada no Parque da Cidade, em Laranjeiras, a Geladeiroteca é um refrigerador em desuso que iria para o lixo e foi transformado em estante de livros. O espaço é aberto a leitores, que podem retirar qualquer publicação de forma gratuita.
Os usuários também são incentivados a compartilhar informação, doando outra obra literária para o projeto. A iniciativa é da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), em parceria com o Grupo Ideias - Sustentabilidade em Negócio.
Dia do Livro
O Dia Nacional do Livro é celebrado, em todo o Brasil, em 29 de outubro. A data é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810. A Biblioteca fica na cidade do Rio de Janeiro e é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e também a maior biblioteca da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário