sexta-feira, 23 de outubro de 2015

5ª edição do Prêmio Energias na Arte abre inscrições para o Curso em Arte Contemporânea



Pela terceira vez em Vitória, o curso gratuito busca orientar jovens artistas de cidades fora do eixo Rio-São Paulo no desenvolvimento de suas poéticas e a entender o circuito da arte

Já estão abertas as inscrições para o Curso em Arte Contemporânea da 5ª edição do Prêmio Energias na Arte, uma realização do Instituto Tomie Ohtake em parceria com a EDP, distribuidora e geradora de energia elétrica do Espírito Santo, com o apoio do Instituto EDP. Voltado para jovens artistas, a intenção dos encontros é fornecer informações que possam contribuir para a formação de quem já desenvolve trabalhos em artes visuais, é estudante de artes ou pretende ser artista. O curso será ministrado por Fernanda Albuquerque e Matias Monteiro, ambos curadores com vasta experiência e extensa pesquisa sobre arte contemporânea.

As inscrições são feitas online no site do Instituto Tomie Ohtake. Cada candidato deve escolher a sua cidade, fornecer seus dados pessoais, breve currículo, disponibilizar links de seus trabalhos em áudio, vídeo e imagens, além de responder a uma pergunta sobre a motivação para participar do curso. São 20 vagas disponíveis e as inscrições em Vitória encerram no dia 28 de outubro. Haverá uma seleção entre os inscritos e os selecionados serão comunicados por e-mail a partir do dia 03 de novembro.

O curso ocorrerá nos dias 07 e 14 de novembro, ao longo de dois sábados, das 9h às 13h e das 14h às 18h, na Galeria de Arte Espaço Universitário na Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), no qual serão abordados conteúdos sobre curadoria, o sistema da arte, o panorama do mercado da arte no Brasil e no mundo, os editais e outros mecanismos de apoio a artistas, reflexões acerca do processo de montagem de portfólio de acordo com a poética de cada artista, além do desenvolvimento dessas poéticas.  

Uma publicação sobre a montagem de portfólios de artista também está sendo produzida. Esse material será apresentado aos participantes nos cursos e posteriormente disponibilizado gratuitamente no site do Instituto Tomie Ohtake. O objetivo é que a publicação possa auxiliar os artistas a refletirem sobre as quais são as formas mais adequadas de apresentação de seus trabalhos. 

Prêmio Energias na Arte tem como objetivo estimular, formar e valorizar novos talentos artísticos em todo o País, além de proporcionar uma primeira inserção profissional através da exposição dos trabalhos selecionados na sede do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Podem participar artistas de todo o Brasil com idades entre 18 e 27 anos. O lançamento do prêmio, bem como a divulgação do edital com as informações sobre o processo de seleção serão realizados a partir de fevereiro de 2016.

O Curso em Arte Contemporânea da 5ª edição do Prêmio Energias na Arte ocorrerá em Vitória (ES), Palmas (TO) e Mogi das Cruzes (SP), e conta com os apoios da Galeria de Arte Espaço Universitário da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES); Diretoria de Arte e Cultura da Universidade Federal do Tocantins (UFT); e Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes.


Informações Complementares

Palestrantes:
Fernanda Albuquerque
Fernanda Albuquerque é curadora, educadora e pesquisadora de arte. Doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pelo PPGAV/UFRGS (2015), Porto Alegre, com estágio na University of the Arts, Londres, possui mestrado pela mesmo programa e instituição (2006). Foi Curadora Assistente da 8a Bienal do Mercosul (2011), quando atuou como Coordenadora Curatorial da Casa M; e Curadora de Artes Visuias do Centro Cultural São Paulo (2008-2010). Como curadora independente, organizou diversas exposições e colaborou com instituições de relevo como Fundação Ecarta, Museo Murillo, CCSP, Bienal do Mercosul, SESI-RS, Centro Universitário Maria Antonia e Instituto Tomie Ohtake. Em 2010, recebeu o prêmio Estudos e pesquisas sobre arte e economia da arte no Brasil, oferecido pela Fundação Bienal de São Paulo.

Matias Monteiro
Matias Monteiro é doutorando em Arte na linha de pesquisa de Poéticas Contemporâneas pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília e professor substituto do curso de bachalerado em Museologia (FCI/UnB). Atua como artista, curador, expografo e junto a programas educativos em museus e centros culturais.  Foi Palestrante e Produtor de Conteúdos do Educativo Bienal (Fundação Bienal de São Paulo); curador de mapeamento da região Centro-Oeste no programa RUMOS Itaú Cultural 2011-2013; foi Consultor Pedagógico do projeto Gente Arteira, da CAIXA Cultural Brasília e professor da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM).

Realizadores:
Sobre o Instituto Tomie Ohtake – O Instituto Tomie Ohtake, inaugurado em 2001, em São Paulo, é referência na América Latina por seu espaço diferenciado para exposições e por sua forte atuação no campo das artes no Brasil e no exterior. Suas exposições já conquistaram vários prêmios, entre os quais: ABCA – Associação Brasileira dos Críticos de Arte, como a melhor do Brasil de 2004; APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte, como melhor exposição de 2007; ABCA – Associação Brasileira dos Críticos de Arte pelo conjunto da programação, em 2007; APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte melhor iniciativa cultural pela programação, em 2008; APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte melhor exposição obra gráfica e indicação Prêmio Bravo melhor programação cultural, em 2009.

Sobre a Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake - A Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake vem realizando, desde 2002, um intenso programa que promove o acesso, o aprendizado e a participa­ção do público em atividades ligadas à arte e à cultura. Nossas atividades incluem uma extensa pesquisa sobre arte, visitas mediadas, ações poéti­cas em ateliê, formação de professores e educadores, projetos socioculturais, mostras, prêmios, seminários, cursos, oficinas e publicações. Em todas as ações, buscamos estimular o potencial sensível, reflexivo e imaginativo das pessoas e gerar, por meio de formas inventivas de interação do público com a arte e a cul­tura, espaços de autonomia, criatividade e transformação social.

Sobre o Instituto EDP
O Instituto EDP (IEDP) é a organização que desenvolve e coordena as ações socioambientais e culturais do Grupo EDP, multinacional com atuação nos segmentos de geração, comercialização e distribuição de energia elétrica.

Informações sobre as inscrições - Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake
Simone Castro
Fone: (11) 2245-1932
Link direto formulário: http://goo.gl/forms/cWRLcHB2vk

Informações à Imprensa – Pool de Comunicação
Marcy Junqueira e Martim Pelisson
Fone/fax: (11) 3032-1599


cid:image002.png@01D03F9E.4C040960 

Anderson Silva
Associate

Tel/Direct          +55 11 3054 3346
Cel/Mobile        +55 11 9 6027 8818
 Rua Funchal, 203 - 9º andar - cj.91
Vila Olímpia - 04551-060
São Paulo - SP – Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário