segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Comunidades recebem ações contra o câncer de mama em Alfredo Chaves


Estamos no Outubro Rosa, um mês totalmente dedicado ao combate ao câncer de mama e alerta para todas as mulheres sobre os meios de prevenção. Em Alfredo Chaves não poderia ser diferente. As ações preventivas continuam na sede e nas comunidades do interior.

Na última sexta-feira (23), por exemplo, mulheres da comunidade do distrito de Ibitirui participaram de uma palestra sobre câncer de mama e de colo de útero no salão comunitário, coordenada pela enfermeira Diana Mascoli Pessin. Logo após todas foram convidadas a fazer testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C no posto de saúde local. 

A moradora dona Maria das Graças Piveta, 69, estava presente e parabenizou a iniciativa. “Realmente temos que nos preocupar com a saúde e nos cuidar com mais dedicação. A palestra foi muito importante porque esclareceu sobre o câncer de mama e outras doenças”, elogiou.

No distrito de  Sagrada Família a sexta-feira foi também de mobilização. Outra equipe de Estratégia de Saúde da Família realizou uma caminhada pelas ruas da comunidade que contou com a participação dos moradores e alunos. A moradora da localidade de Caco de Pote, Lilian Mello, que atualmente está em tratamento contra a doença, aproveitou para dar um depoimento sobre sua história de superação e alertou para a importância da prevenção. Ao final das atividades todos participaram de um café de confraternização.   
Até o final do mês a Secretaria Municipal de Saúde continuará coletando exames preventivos nos horários noturnos, promovendo palestras  e realizando testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite C e hepatite B.
 Outubro Rosa: A campanha que é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca) tem o objetivo de alertar para a importância da prevenção do câncer de mama e do colo de útero.  A doença é uma das mais recorrentes no mundo e que mais mata mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário