terça-feira, 27 de outubro de 2015

Estado dialoga com municípios sobre ações de combate à crise hídrica

Câmara Municipal de Pancas
Debates sobre a crise hídrica que castiga o Estado
27/10/2015 - 14h53min

Representantes do Comitê Hídrico Governamental se reuniram com produtores rurais, representantes de associações, cooperativas, indústrias, prefeitos e lideranças dos municípios de Pancas, Santa Teresa e São Roque do Canaã. Os encontros aconteceram ao longo desta segunda-feira (26) e tiveram o objetivo de debater com as comunidades dessas regiões os efeitos da longa estiagem que atinge o Espírito Santo. Participaram das reuniões o vice-governador César Colnago, o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, e o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Júdice. 

Segundo o vice-governador “o Estado não veio buscar culpados, mas entender o que já foi feito de acordo com a realidade de cada momento e buscar alternativas e soluções para minimizar os efeitos dessa grave estiagem”. Dentre as ações previstas pelo Governo, César Colnago classificou a criação e a organização dos Comitês de Bacias como uma das mais importantes, pois isso garante que as decisões relacionadas ao uso da água sejam tomadas com mais agilidade e envolvendo a participação de todos os usuários de cada manancial. 

O vice-governador também ressaltou que o Governo do Estado está agindo em várias frentes para colocar de pé ações de curto, médio e longo prazo. Ele lembrou que serão licitadas as obras para a construção de 32 barragens a partir de novembro e que até o final de 2018 outras 32 barragens devem ser concluídas, em um investimento de R$ 60 milhões. “As primeiras obras serão licitadas nas próximas semanas e nós não podemos parar”, concluiu. 

Esforço coletivo

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, destacou que o momento é de esforço coletivo, de buscar minimizar os impactos que a seca vem trazendo para todos os capixabas. “Agora é o momento do esforço coletivo. Precisamos da mobilização de toda a sociedade. Governos, prefeituras, cidadãos, indústrias, produtores rurais, todos têm a sua contribuição a dar para que os impactos negativos dessa grave estiagem sejam minimizados”, afirmou.

Dentre todas as sugestões dadas pelos participantes das reuniões desta segunda (26), uma delas foi a de criar normas e regras com o objetivo de disciplinar também o meio urbano quanto ao uso correto da água. Segundo Octaciano Neto, foi realizado este mês, um encontro com as autoridades municipais, uma vez que o código de postura urbano é regulamentado apenas pelo município. “Nos reunimos no sentido de construir um código de postura para fazer a regulamentação do uso da água”, contou. 

Segundo Octaciano Neto, as anomalias climáticas – seca ou chuva demasiada – têm registros no século passado, porém o que muda é quantidade de uso água que aumenta cada vez mais no Espírito Santo. Segundo o secretário, além do aumento populacional verificado nos últimos anos, a área irrigada também aumentou – hoje já são 300 mil hectares de área irrigada - e o número de indústrias cresceu. “A capacidade de suporte de água para atender as tantas demandas ampliou-se e a crise parece cada vez pior”. 

Barragens no interior para segurança hídrica 

O governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca, Octaciano Neto, anunciaram, na última semana, a construção de 32 barragens para o armazenamento de água no interior do Estado. Elas terão capacidade para armazenar 19,5 bilhões de litros, o que garante o abastecimento de uma população de 360 mil pessoas por um ano. Os editais de licitação serão lançados nos próximos dias. As obras representam um investimento de R$ 20 milhões e vão aumentar a segurança hídrica de várias regiões do Estado.

As barragens de uso múltiplo que serão construídas são: Barragem de Pinheiros, que beneficia também o município de Boa Esperança. Barragem Alto de Santa Júlia, na localidade de Santa Luzia, em São Roque do Canaã. Barragem de Floresta, localizada em Lajinha de Pancas, município de Pancas. Barragem Graça Aranha, em Colatina. Barragem Liberdade, localizada no município de Marilândia e a Barragem de Cupido, na cidade de Sooretama. Além dessas, outras 26 barragens serão construídas em assentamentos de trabalhadores rurais localizados no Norte do Estado.



Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(7) 98849-9814/ (7)3636-3700
Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf e Ceasa)
Tatiana Caus e Vanessa Capucho
Texto: Tatiana Caus
Telefones: (7) 3636-3673/59/ (7)98817-4783

Nenhum comentário:

Postar um comentário