segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Vila Velha terá mais oito médicos nas unidades de saúde


Texto: Emerson Cabral / Foto: Camila Vargas

Atendimento Médico - Imagem: Camila Vargas
Oito novos médicos começam a trabalhar em sete Unidades de Saúde de Vila Velha ainda na primeira quinzena de setembro. Todos foram selecionados pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Sete deles residem em Vila Velha e, portanto, não será necessário que o município forneça a moradia a esses profissionais. O mesmo acontece com ao oitavo médico, que reside em Vitória, mas não manifestou desejo de se mudar para o município canela-verde. Desde o início de janeiro, a Prefeitura já contratou 57 novos médicos.
Os médicos serão lotados nas seguintes unidades: dois médicos para a unidade de Santa Rita e um médico para cada uma das unidades de Paul, Vila Garrido, Dom João, Terra Vermelha, Barramares e Vila Nova. De acordo com a Secretária de Saúde, Andréia Passamani, eles deverão começar a atender na primeira quinzena de setembro, ampliando a oferta de consultas nas unidades onde a demanda é maior.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Mais Médicos faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou não existem profissionais.
Estão sendo convocados médicos para atuar preferencialmente na atenção básica de periferias de grandes cidades e municípios do interior do país. As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros.
Dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes atualmente. Esse índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). Além da carência dos profissionais, o Brasil sofre com uma distribuição desigual de médicos nas regiões - 22 estados possuem número de médicos abaixo da média nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário