terça-feira, 27 de agosto de 2013

Unidades de saúde da capital recebem 11 profissionais do Programa Mais Médicos - vitória

Marcos Salles

Unidade de Saúde de Santo André
Unidade de Saúde de Santo André será um dos locais que receberão novos médicos
O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, autorizou a atuação de 11 médicos para iniciar as suas atividades nas unidades de saúde da capital no dia 4 de setembro. Embora o processo nacional tenha contemplado médicos de várias regiões do país, todos os profissionais que escolheram Vitória para trabalhar já residem no Espírito Santo.
Todos os profissionais já se apresentaram e sabem em quais unidades de saúde vão trabalhar. Nos próximos dias 2 (segunda-feira) e 3 (terça), eles participarão de uma capacitação, em horário integral, na Escola Técnica e de Formação Profissional de Vitória (Etsus-Vitória) para, no dia 4, assumirem seus postos de trabalho.
As unidades que receberão os médicos são: Bonfim, Bairro da Penha, Consolação, São Cristóvão, Alagoano, Grande Vitória, Fonte Grande, Santo André, Ilha do Príncipe e Unidade de Saúde Vitória, que receberá dois médicos.

Programa

Divulgação Ministério da Saúde
Programa Mais Médicos
Programa visa levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais
O Programa Mais Médicos, criado pelo Governo Federal, faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais. As vagas estão sendo oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil possui atualmente 1,8 médicos por 1.000 habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). Além da carência dos profissionais, o Brasil sofre com uma distribuição desigual de médicos nas regiões – 22 estados possuem número de médicos abaixo da média nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário