segunda-feira, 5 de agosto de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA SOBRE OS CUIDADOS NA RETIRADA DE INSULINA NA FARMÁCIA MUNICIPAL - COLATINA


02/08/2013 - A insulina é um medicamento muito importante na vida dos pacientes com Diabetes, por isso, a retirada desse medicamento na Farmácia Municipal requer alguns cuidados para que a medicação não perca sua eficácia.

Segundo a coordenadora da Assistência Farmacêutica Municipal, Helaine Bonatto, alguns cuidados são necessários para que o medicamento não tenha nenhum tipo de diminuição da potência, que resulta em mau controle da glicose no sangue.

Ao se dirigir à Farmácia Municipal o diabético deve levar com ele a receita médica emitida por uma médico do SUS, que deve contar a prescrição correspondente ao que o paciente utiliza.

Além disso, é necessário levar as seringas usadas, que devem ser armazenadas em recipientes rígidos, como garrafas pet, vidros ou latas. Esse cuidado é para que as agulhas utilizadas não perfurem a embalagem.  “Quando a garrafa estiver cheia, tampe-a e leve ao posto de saúde mais próximo de sua casa para que eles possam descartar no local apropriado”, explicou Helaine.

Ao retirar a insulina na Farmácia o diabético deve também levar um recipiente adequado para o transporte, como um isopor com gelo ou bolsa térmica. Essa medida é muito importante pois a insulina sofre modificação e perca de eficiência quando exposta à variações de temperatura.

Os frascos fechados de insulina devem ser armazenados em geladeira entre 2º a 8ºC, fora da embalagem térmica ou de isopor, longe do congelador, de preferência na gaveta ou próximo a ela, longe da porta também, pois lá não tem como manter uma temperatura adequada.

Após aberto, o frasco de insulina pode ser utilizado por até 30 dias, após esse período ela perde sua capacidade. A presença de grumos, cristais ou agregados indica que a insulina está inadequada para consumo ou desnaturada. Isso ocorre quando ela é manipulada inadequadamente ou guardada em temperaturas impróprias.

Todos esses cuidados garantem a integridade do produto, e resultam em um tratamento mais eficaz, levando o paciente a ter uma melhor qualidade de vida,  e controle do hormônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário