quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sebrae ES e Findes lançam Índice que mostra competitividade das MPE capixabas no setor Indústria


Índice de Competitividade das MPE Capixabas – Setor Indústria (ICP-MPE) é fruto de uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES), Findes, Sesi e Senai e será lançado no dia 05 de setembro. O evento acontecerá no auditório da Findes, 9º andar

O Índice tem como objetivo geral avaliar o desempenho competitivo das MPE do setor industrial capixaba, a partir de um conjunto de indicadores nacionalmente reconhecidos, que suportam a análise do nível de gestão e desenvolvimento do pequeno negócio. Pretende identificar e analisar o desempenho das MPE nas várias dimensões da competitividade, tendo como base critérios da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Outro objetivo é destacar e divulgar a importância da busca da excelência em gestão para o melhor desempenho das MPE, assim como desenvolver a melhoria da gestão das MPE capixabas. O estudo visa também a ampliar o conhecimento do desempenho das MPE por segmento e viabilizar análises de competitividade.

Para formação do Índice, foram entrevistados presencialmente 1.073 empresários – entre microempresas (ME), com faturamento de até R$ 360.000,00, e pequena empresa (PE), com faturamento de até R$ 3.600.000,00, ambas em situação formal e com CNPJ ativo no Espírito Santo. Essas foram eleitas por cotas representativas e por segmento ao número de MPE industriais formais pela Relação Anual de Informação Social de 2010 (RAIS). Foi empregado, também, o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), utilizado na premiação MPE Brasil para as empresas que se destacam quanto a sua competitividade. As coletas foram realizadas entre julho e outubro de 2012, possuindo um erro amostral máximo de 2,9% para o Estado e nível de confiança de 95%.

O Superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, adianta o que poderá ser visto no Índice. “Neste material será possível verificar o desempenho competitivo dessas empresas a partir de um conjunto de indicadores nacionalmente validados, com metodologia baseada nos critérios da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Configurando um estudo inédito em nosso Estado”.

De acordo com José Eugênio, o Índice  de Competitividade das MPE Capixabas – Setor Indústria pretende mostrar os segmentos mais competitivos e estimular a melhoria de gestão em outras áreas. “Com este Raio-X do setor e de seus principais segmentos, pretende-se entender quão competitivos são perante o mercado, baseados em alto padrão de qualidade. Além de indicar resultados, o estudo garante uma ampla oportunidade de melhoria e aprimoramento de gestão, no momento em que estimula os envolvidos à busca pela excelência, contribuindo para o desenvolvimento do setor e, consequentemente, da economia capixaba”, completou.


Conclusão
A Gerente da Unidade de Estratégia, Planejamento e Orçamento do Sebrae ES, Daniela Negri, destaca alguns pontos que poderão ser conferidos no Índice de Competitividade. Nesta primeira medição do Índice de Competitividade ICP-MPE, apurou-se 37,3 pontos em um total possível de 100. Isso significa dizer que as micro e pequenas empresas industriais capixabas apresentam uma grande oportunidade de melhoria na qualidade de sua gestão. Especialmente na dimensão “Resultados” (11,2%). O índice reflete o baixo grau de planejamento das empresas. “A ausência de um direcionamento claro, objetivos consistentes, indicadores e metas aqueles relacionados, acaba por criar um ciclo vicioso e pouco favorável à competitividade empresarial”, disse Daniela. Em contrapartida, os quesitos “Sociedade”, “Clientes” e “Processos” chegaram muito próximos ou ultrapassaram a casa dos 50 pontos.

Outro destaque é que os clientes do Sebrae ES possuem maior nível de competitividade no mercado. “O papel do Sebrae ES no apoio às micro e pequenas empresas capixabas  fica evidente nos resultados comparativos. Dentre as mais de mil empresas entrevistadas no Espírito Santo, aquelas que utilizam os produtos e serviços disponibilizados pela Instituição estão em situação mais favorável em relação àquelas que não são clientes do Sebrae ES”, acrescentou.

Os segmentos industriais, de um modo geral, carecem de um plano de melhorias para implantar rotinas baseadas nas melhores práticas, obedecendo às especificidades de cada ramo de atuação. Esse estudo visou apresentar essa primeira fotografia do setor Indústria, para que ações de melhoria pudessem ser pensadas e propostas. “A excelência na gestão é fator crítico de sucesso para qualquer empresa, de quaisquer segmentos ou portes, que deseja ser reconhecida como legitimamente competitiva no mercado”, finaliza Daniela.

Num cenário onde as dificuldades econômicas advindas das mudanças no regime tributário, problemas de infraestrutura e forte concorrência interna e externa afetam profundamente o Estado do Espírito Santo, a competitividade dos segmentos produtivos é elemento chave para fazer frente aos desafios. Assim, o Índice de Competitividade das MPE Capixabas: Setor Indústria se apresenta como ferramenta de trabalho relevante na conquista de melhores resultados institucionais para as empresas.

Serviço
Para confirmar a sua presença, acesse, http://www.sistemafindes.org.br/eventos/ExbEvento.aspx?eid=180 .


assinatura numero novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário