terça-feira, 27 de agosto de 2013

Projeto promove visitas técnicas às obras de edificações do Governo Estadual



Estudantes de engenharia, arquitetura e de cursos técnicos relacionados à construção civil já podem agendar visitas técnicas monitoradas às obras executadas pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes). O cronograma de visitas está disponível no site do Iopes (www.iopes.es.gov.br).

As visitas técnicas monitoradas visam contribuir com a formação dos profissionais da construção no Espírito Santo e se tornaram uma atividade rotineira do órgão com o Projeto “Obra Aberta”. Para agendar a visita, basta que um professor responsável pela turma encaminhe a solicitação, observando a lista de obras disponíveis a visitação e o cronograma.

Segundo o diretor-geral do Iopes, Luiz Cesar Maretto, o órgão sempre esteve à disposição para receber estudantes em suas obras, mas agora a atividade possui um cronograma e vai oferecer um espectro maior de características a serem exploradas pelos professores.

“As obras foram escolhidas levando-se em considerações suas características arquitetônicas, particularidades e a atual fase de execução. A partir desse roteiro prévio, o educador poderá escolher qual empreendimento atenderá melhor sua disciplina naquele momento e solicitar a visita”, explica o diretor.

Ainda segundo o diretor, a partir do próximo ano, obras que estão em execução no interior do Estado também devem ser incluídas no cronograma. “Estamos iniciando apenas com obras na Grande Vitória. Contudo, o interior do Estado possui unidades de ensino que já demonstraram interesse em visitar nossas obras e nem sempre têm disposição para viajar até a Região Metropolitana, e por isso temos a intenção de incluir obras que estão em execução em diversas regiões do Espírito Santo”, destacou o diretor.

Projeto “Obra Aberta”

O projeto “Obra Aberta” possui caráter exclusivamente pedagógico. Podem participar estudantes de nível superior ou técnico, desde que devidamente acompanhados por um professor responsável.  Os alunos devem formar grupos de 15 a 20 pessoas e solicitar que um professor formalize a solicitação da visita, respeitando o cronograma previamente divulgado. Inicialmente, todas as obras para a visita estão na Região da Grande Vitória.

O primeiro passo para fazer o agendamento é acessar a lista de obras. Nessa lista o estudante ou professor interessado também encontrará as informações básicas sobre cada empreendimento e uma breve descrição sobre as etapas da obra que estão em desenvolvimento. Depois de escolher a obra, basta preencher uma ficha de inscrição que também está disponível no site e encaminhar o pedido para o e-mail: visita@iopes.es.gov.br .

É possível agendar visitas a partir do mês de setembro até dezembro. As visitas ocorrem uma vez por semana, de acordo com o cronograma disponível no site.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário