terça-feira, 27 de agosto de 2013

Planos de saúde representam 25% das demandas do Procon - SERRA


O assunto está sendo tratado em âmbito nacional
Djeisan Lettieri
O Procon da Serra está de olho nos Planos de Saúde. De um total de mais de duas mil demandas que o órgão recebeu em 2013, cerca de 25% estão relacionados a reclamações de planos. A questão, que atinge outros municípios brasileiros, foi discutida durante a 5ª reunião dos órgãos com a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, realizada em Belém, Pará, nos últimos dias 20 e 21, das quais participou o Procon local. .
Divulgação
Segundo a Diretora do Procon da Serra, Mirtis Dettimam, são várias as questões que precisam ser melhoradas para garantir os direitos do consumidor, como por exemplo a mudança da faixa etária, já que depois dos 59 anos, há um aumento excessivo no valor do plano.
“Outro problema é a demora na marcação de consulta. O consumidor faz sacrifício para pagar o plano de saúde, que são caros, e quando necessitam não são atendidos", destaca.
Dettimam também comenta outras dificuldades dos usuários dos planos como exclusão de coberturas de exames e internação, problemas relacionados à realização de intervenções cirúrgicas mais sofisticadas como transplantes, colocação de próteses, cirurgias cardíacas, dentre outros, além das dificuldades na autorização de tratamentos mais caros e prolongados como HIV e câncer. "As pessoas acabam tendo de ser atendidos pelo Sistema Única de Saúde, mesmo tendo plano”, avalia.
Por conta desses problemas, representantes da Agência Nacional de Saúde (ANS) que têm a função de normatizar, controlar e fiscalizar os planos de saúde, serão convocados para dar explicações na próxima reunião do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que será no dia 27 e 28 de novembro, em Brasília.
Reunião - O evento contou com a participação de todo o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que é composto por Dirigentes de Procons Estaduais e Municipais, Promotores de Justiça, Juízes e entidades civis de defesa do consumidor, sendo o objetivo dos encontros articular e fortalecer as ações do Sistema Nacional de defesa do consumidor.
A diretora do Procon destaca a importância da participação do município no evento, que tratou também da atualização da política nacional de defesa do consumidor, que confere mais efetividade e eficácia às decisões dos Procons e permite que as conclusões das audiências realizadas pelos órgãos possam ser utilizadas pelos Juizados Especiais.
O Procon da Serra hoje atua de forma articulada co o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e co a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor. “Com isso, quem ganha é o consumidor serrano qu recebe atendimento qualificado e em sintonia co o emais órgãos de proteção e defesa do consumidor”, avalia.
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