terça-feira, 27 de agosto de 2013

Morango, um forte aliado na redução do colesterol e nas dietas


http://www.ceasa.es.gov.br/wp-content/uploads/2013/08/DSC01878.jpg
O morango entrou em safra em agosto e é destaque no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES). Neste mês, já foram ofertados 51.980 quilos, gerando uma movimentação financeira de R$ 254.618,80.
O preço do quilo da fruta está cotado em média a R$ 4,90. No Espírito Santo, os municípios que mais ofertaram nesse início do mês foram Santa Maria de Jetibá (34.222 quilos), Domingos Martins (13.174, quilos), Afonso Cláudio (16.210 quilos), Marechal Floriano (1.356 quilos) e Venda Nova do Imigrante ( 1.680 quilos).

Curiosidades

Segundo a nutricionista Mayara Magalhães a fruta tem poucas calorias, cerca de 36 kcal por xícara. Rica em vitamina C, fibras solúveis, potássio e alguns componentes funcionais do grupo dos bioflavonóides como a antocianina, ela ajuda a evitar alguns tipos de câncer e são responsáveis pela sua coloração avermelhada. Além da presença do ácido elágico, o morango também é rico em vitamina A e C, possui propriedades antioxidantes e ajuda a fortalecer o sistema imunológico que protege o organismo contra infecções.
“A vitamina C é muito importante para a saúde dos tecidos em geral, já que participa na síntese de colágeno. Enquanto as fibras solúveis (principalmente a pectina) são aliadas na redução dos níveis de colesterol e promovem uma maior saciedade após o consumo, tornando a fruta uma excelente opção para quem deseja perder peso. Outro benefício está no potássio, um componente que equilibra a quantidade de sódio no organismo, evitando a retenção de líquidos”, explica a nutricionista.

Como Higienizar

Por ser uma fruta rasteira, o morango deve ser muito bem higienizado antes do consumo. Deve-se lavar em água corrente, retirando a terra da superfície. O ideal é mergulhar a fruta em uma solução com água sanitária (1 litro de água para, 1 colher de sopa de água sanitária) por 15 minutos. É importante consumir o morango logo após a compra, pois, à medida que a fruta é cortada e exposta ao ar e à luz as propriedades nutricionais vão se perdendo ao longo do tempo.
De cor vermelha e com um sabor adocicado e suculento, a fruta é muito presente na cultura capixaba. As festas que acontecem na região das montanhas capixabas comprovam isso. Exemplos de pratos e doces tradicionais que fazem sucesso nesse período são os bombons, as geleias, as tortas, os bolos e os sucos. Para quem perdeu alguma festa, ainda dá tempo de comprar a fruta e preparar em casa para a família e os amigos. Já para quem quer emagrecer, segue uma dica de shake de morango que ajudará na dieta.

Ingredientes
• 10 morangos
- 1 colher de sopa de leite em pó desnatado
- 200 ml de iogurte natural desnatado
- 1 pote de gelatina de framboesa diet/light pronta
- Gelo a gosto


Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Ceasa-ES
Rainã Jacobsen Maier
Tel.: (27) 3136-2321/ (27) 8849-5626
comunicacao@ceasa.es.gov.br
Texto: Rafaely Lyra Walter
Facebook: facebook.com/CeasaES
Twitter: @CeasaES Youtube: CeasaES

Nenhum comentário:

Postar um comentário